Agricultura em Portugal: factos e curiosidades
- 81% do território nacional corresponde a zonas rurais. Desta área total, 47% é agrícola e 39% é florestal.
- Cerca de 33% da população vive em zonas rurais e o emprego no sector primário representa 9% (mais do dobro da média europeia).
- Algumas zonas onde a agricultura e a silvicultura não conseguem gerar externalidades económicas positivas têm sido alvo de intervenção por parte do Estado português para reverter essa situação, melhorando, deste modo a proteção dos solos e, simultaneamente, reduzindo o risco de incêndios florestais.
- Apesar de Portugal apresentar uma população agrícola (agricultores e produtores) envelhecida, nos últimos anos têm sido feitos investimentos para que o setor seja mais atrativo para as gerações mais jovens (por exemplo, através da digitalização).
- A maioria das explorações agrícolas (91%) são estruturas de pequena dimensão, em contraste com as médias e grandes explorações que representam apenas 9%, mas constituem 67% da superfície agrícola utilizada e 77% do valor total da produção.
- Portugal tem feito grandes esforços no domínio do ambiente, mas a proteção da biodiversidade e das zonas Natura2000 (21% do território) continua a ser um ponto de atenção.
- Apesar de estar abaixo da média europeia, a superfície dedicada à agricultura biológica tem aumentado nos últimos anos.
A PAC representa um apoio essencial no sector agrícola e áreas rurais em Portugal, procurando contribuir para o aumento a competitividade das pequenas explorações agrícolas, promover uma melhor cooperação e concentração (incentivando, por exemplo, a criação de organizações de produtores) e incentivar o compromisso das novas gerações com a agricultura biológica.
Referências:
Fonte: FUTURAGRI