A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, defende que o Governo declare com urgência o estado de seca, para que os agricultores e produtores pecuários da região possam receber rapidamente os apoios prometidos.
Em declarações ao “CA”, António Aires afiança que “é urgente declarar o estado de seca dada a atual situação e a falta de chuva”, situação que se verifica desde 2022 e que se tem agravado nestes últimos meses em todo o Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde e Almodôvar e parte dos de Aljustrel, Mértola e Ourique.
“O ano até começou por ser promissor, houve investimentos superiores porque as pessoas pensaram que ia ser um ano normal, mas a falta de precipitação está a levar-nos a uma situação muito complicada”, diz o presidente da AACB, admitindo que a situação é de “desespero”.
O dirigente associativo (e também agricultor) refere que a “falta de forragens, de fenos e de palha vai levar a situações de redução de efetivos ou mesmo de pessoas que têm de acabar com o efetivo por […]