Açores: Bolieiro defende agroalimentos como valor acrescentado na criação de riqueza

Açores: Bolieiro defende agroalimentos como valor acrescentado na criação de riqueza

O candidato do PSD Açores a presidente do Governo Regional disse hoje, 26 de Julho, que os agroalimentos produzidos na Região “são um valor acrescentado para a produção de riqueza”, defendendo “mais e melhores condições para a sua exportação e excelência”.

José Manuel Bolieiro falava durante uma visita à Feira do Gado, na Ilha Terceira, onde reforçou a intenção de criar “um conselho científico para a investigação agroalimentar, com vista a potenciar a criação de produtos inovadores e de valor acrescentado”, avançou.

“É preciso começar a juntar a ciência à capacidade produtiva, e ao valor acrescentado que os agroalimentos podem dar à nossa economia”, sendo que “a Ilha Terceira está na dianteira nessa matéria, tendo a Universidade dos Açores aqui uma importante referência”, considerou.

Aumentar a capacidade de exportação

“Esse valor acrescentado é essencial não só para o consumo interno, como também para aumentar a capacidade de exportação, de qualidade e de excelência, com referência à Marca Açores”, acrescentou José Manuel Bolieiro.

A proposta do PSD Açores é de instalar um conselho científico para a investigação agroalimentar, com o envolvimento da Universidade dos Açores e da iniciativa privada, para desenvolver novos produtos nas agroindústrias do arquipélago.

Na visita deste domingo, o líder social democrata sublinhou igualmente a importância estratégica da Terceira no contexto regional, “e no âmbito da dimensão nacional e atlântica de Portugal e da Europa, que pode transformar os Açores numa posição geoestratégica global na ligação entre o velho e o novo mundo”.

“A Terceira tem uma identidade própria que tem de ser valorizada, e esse posicionamento geostratégico não pode ser, como tem sido, apenas de carácter militar”, disse José Manuel Boliero.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Faça Chuva Faça Sol - T.4 Ep.21
Próximo "O ordenamento florestal é uma responsabilidade de todos os portugueses"

Artigos relacionados

Dossiers

Las almendras confirman su recuperación con alzas en los precios


Se ha confirmado la tendencia alcista en los precios de las almendras que comenzó en la anterior semana. […]

Últimas

Atraso nas sementeiras dos cereais de Inverno sem impacto significativo na área instalada

Os períodos de precipitação de Novembro e Dezembro dificultaram as sementeiras dos cereais de Outono/Inverno, registando-se a interrupção destas operações quando as condições não eram agronomicamente aceitáveis (solos […]

Últimas

Estas 5 culturas são rentáveis. Veja como produzi-las!

[Fonte: Vida Rural] Está à procura de uma nova cultura para rentabilizar o espaço que tem disponível? Existem algumas culturas de nicho que surpreendentemente são rentáveis e podem ser uma boa opção para pequenos produtores, […]