No dia 23 de novembro de 2024, realizou-se em São Pedro de Alva, Penacova, uma ação de demonstração dedicada à instalação de medronheiro, com foco na mobilização do solo e plantação. Este evento coincidiu com o Dia Mundial da Floresta Autóctone, um facto de elevada relevância dada a temática do evento ser o medronheiro, uma das espécies autócnes da floresta nacional.
Esta ação fez parte das iniciativas da Rede AGRI-DEM_SOLO, que promove a inovação e boas práticas de gestão do solo. Além disso, integrou-se nas ações promovidas pela Rede Nacional PAC, mais especificamente no âmbito do projeto Observatório do Solo, cujos objetivos incluem a partilha de experiências e boas práticas para a melhoria da saúde do solo.
O evento contou com a participação do Professor Carlos Fonseca, Professor Catedrático no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e responsável pela empresa Medronhalva, que se dedica à cultura do medronheiro e de outras espécies mediterrânicas, visando a sua valorização económica, social, ecológica e cultural. Também esteve presente a Professora Filomena Gomes, especialista em Silvicultura, produção de plantas e melhoramento, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Ambos os especialistas explicaram aos cerca de 20 presentes o enquadramento do medronheiro no contexto da floresta e do ecossistema local, além de detalharem as boas práticas de instalação e manutenção de uma plantação de medronheiro.
Durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos através da plantação efetiva de 30 novas plantas de medronheiro numa parcela de terreno. Toda esta informação acerca do Medronheiro e a melhor forma de o cultivar está disponivel no manual intitulado Medronheiro – Manual de boas práticas para a cultura
No final, houve espaço para a discussão de vários temas relacionados não só com o medronheiro, mas também com outros assuntos relevantes para a agricultura nacional.
Este momento de partilha permitiu ainda a criação de uma rede de contactos entre todos os participantes.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.