A 29 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, uma data que convida à reflexão sobre o grande desafio de aproveitar melhor o que produzimos e consumimos. Em Portugal, cada pessoa desperdiça por ano, em média, 182,7 quilos de alimentos, indica o Instituto Nacional de Estatística. A nível mundial, a Food and Agriculture Organization alerta que um terço dos alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado.
Nestes dias realiza-se a colheita de uma das hortaliças mais emblemáticas da época: a abóbora butternut. Cultivada no nosso país, destaca-se por ser doce, carnuda e muito versátil na cozinha, tornando-se uma aliada perfeita na luta contra o desperdício alimentar.
Prevenir o desperdício no Halloween
Ao contrário de outras abóboras utilizadas em tradições como o Halloween, que normalmente acabam no lixo após serem esvaziadas para decoração, a abóbora butternut pode ser totalmente aproveitada, uma vez que uma das suas características é ter a pele dura e impermeável, o que permite a decoração com qualquer tipo de material sem que a sua polpa seja contaminada, desde que não haja cortes nem furos.
No Reino Unido, por exemplo, são desperdiçadas 18 milhões de abóboras após o Halloween, quantidade suficiente para cozinhar até 360 milhões de porções de tarte de abóbora. Em Portugal, embora ainda longe desses números, a tradição de decorar abóboras no Halloween cresce a cada ano e também gera desperdício.
Assim, combater o desperdício alimentar é um dos objetivos dos produtores de abóbora butternut unidos no projeto Love Butternut. Só na campanha de Halloween do ano passado foram distribuídas perto de 6.000 abóboras por 56 escolas, permitindo que milhares de crianças se divertissem a pintar abóboras, mas também a cozinhá-las com as suas famílias.
Optar por produtos nacionais e aproveitá-los na cozinha contribui de forma simples para a redução do desperdício alimentar e para a valorização do trabalho dos agricultores.
Com a campanha de colheita da abóbora butternut em curso, este Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar torna-se a ocasião perfeita para valorizar esta hortaliça sazonal e promover um consumo responsável e sustentável.
Fonte: Butternut