Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

    navigator company logo

    BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

    Últimos lugares no Roteiro PINUS 2025

    cerealtech

    A LVR da Cevada para as campanhas agrícolas 2025/2026 e 2026/2027 já se encontra disponível

    Parlamento europeu

    Parlamento pronto para começar a negociar a simplificação da legislação agrícola da UE

    Área ardida da Amazónia em 2024 foi maior do que totalidade da Bélgica

    Mastite Clínica e Mastite Subclínica

    Alterações climáticas ameaçam bem-estar e produtividade da pecuária, diz estudo

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    dgav

    Mantenha a gripe aviária afastada

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025

    Produção nacional de azeite deverá recuar ligeiramente esta campanha, segundo a OLIVUM

    07/10/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 16 a 30 de setembro de 2025

    07/10/2025

    PADREII: três avisos abertos para reforçar coesão regional

    06/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

    navigator company logo

    BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

    Últimos lugares no Roteiro PINUS 2025

    cerealtech

    A LVR da Cevada para as campanhas agrícolas 2025/2026 e 2026/2027 já se encontra disponível

    Parlamento europeu

    Parlamento pronto para começar a negociar a simplificação da legislação agrícola da UE

    Área ardida da Amazónia em 2024 foi maior do que totalidade da Bélgica

    Mastite Clínica e Mastite Subclínica

    Alterações climáticas ameaçam bem-estar e produtividade da pecuária, diz estudo

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    dgav

    Mantenha a gripe aviária afastada

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025

    Produção nacional de azeite deverá recuar ligeiramente esta campanha, segundo a OLIVUM

    07/10/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 16 a 30 de setembro de 2025

    07/10/2025

    PADREII: três avisos abertos para reforçar coesão regional

    06/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

A importância da Internet no marketing dos produtos tradicionais de qualidade – Leonor Queiroz e Mello

por Agroportal
19-07-2004 | 00:00
em Arquivo Opinião
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A Internet é hoje uma ferramenta importantíssima em qualquer plano de marketing. Entre as utilizações potenciais da Internet no plano de marketing, o sítio Web tem um papel fundamental atribuindo-se-lhe três vertentes fundamentais: informar, entreter e comunicar. Dependendo da natureza da instituição responsável pelo sítio Web e do objectivo que esteve por detrás da sua criação, irá ser dado maior ou menor ênfase a cada uma dessas vertentes.

Conscientes da importância da aplicação das novas tecnologias ao marketing dos produtos tradicionais de qualidade, decidimos então efectuar uma análise aos sítios Web de produtos tradicionais de qualidade da União Europeia. O objectivo do estudo era a análise dos pontos fortes e fracos dos sítios Web existentes e das oportunidades e ameaças existentes e, com base nisso, propôr uma estrutura tipo para a construção de sítios Web de produtos tradicionais de qualidade. A referida análise iniciou-se com a elaboração de uma listagem dos parâmetros a analisar, os quais se agruparam em quatro grandes grupos: conteúdos, acessibilidade, navegabilidade e serviços on-line. Para a pesquisa dos sítios Web a incluir na amostra recorreu-se a informação disponibilizada nas páginas da União Europeia.

Com base na análise dos sítios Web foram apontados alguns pontos fortes e pontos fracos. Apontam-se como principais pontos fortes a descrição do produto, a facilidade de navegação e a disponibilização de contactos de produtores. Estes pontos denotam a opção das associações pela via mais fácil, que nem sempre é a mais eficaz. No fundo resumem-se apenas à publicação de alguma da informação já existente e que poderia ser melhor explorada. No que diz respeito aos pontos fracos salientamos a falta de actualização dos conteúdos e o pouco investimento na exploração das várias soluções que nos são oferecidas pelas tecnologias de informação, nomeadamente ao nível da interactividade com o utilizador.

A principal conclusão a retirar do estudo é a ainda fraca adesão do sector agrícola às novas tecnologias, principalmente no que diz respeito a uma presença na World Wide Web, e pouca percepção das potencialidades por ela oferecidas. Um ponto muito importante para promover visitas repetidas ao sítio Web é a introdução de ferramentas que permitam algum tipo de interacção com o utilizador, ponto esse que foi pouco explorado na generalidade dos sítios Web visitados. Outra questão que se verificou foi o dinamismo do sítio Web em termos da introdução regular de novidades. É importante lembrar que a criação de um sítio Web não acaba quando é lançado online, este é apenas um começo. É necessário depois ir mantendo o Web site vivo, introduzindo novas rubricas, lançando desafios, actualizando as norícias com regularidade, etc. Por fim, e no que diz respeito à Internet em si, chama-se a atenção ao aspecto gráfico da página o qual é importante que seja consistente com a imagem dos produtos comercializados.

Na maior parte dos casos não esteve patente, por detrás do sítio Web, um plano de marketing estruturado, o que pode explicar a forma aligeirada como essas potencialidades são exploradas. Este poderá ser um (mau) indício de que, também fora da Internet, a nível da associação, não existirá uma estratégia de marketing pensada. Lá fora como cá dentro, salvo algumas boas mas raras excepções, parece continuar-se muito agarrado à produção, na convicção de que a simples presença nas feiras e um rótulo de produto tradicional são por si só suficientes.

Com este trabalho pretendeu-se contribuir um pouco para a melhoria dos actuais e futuros sítios Web de associações, cuja principal função é a promoção de produtos tradicionais de qualidade. Aqui apenas deixámos algumas pistas, sendo que cada associação e, dentro destas, cada produto, têm as suas características próprias e como tal o respectivo sítio Web deverá ser desenvolvido tendo em conta essa especificidade. Não é demais lembrar que o resultado final será função do empenhamento de todos os que, directa ou indirectamente, estão envolvidos no seu desenvolvimento e trabalham na associação.

Nota – Esta é uma versão resumida do trabalho intitulado “E-Marketing: Análise SWOT de Web sites de produtos tradicionais de qualidade e recomendações para a sua construção” apresentado no I Congresso Luso-Brasileiro de Tecnologias de Informação e Comunicação na Agro-Pecuária .

Leonor Queiroz e Mello
Agriciência – Consultores de Engenharia, Lda.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

China : UE espera grande fluxo de produtos de origem animal com fim de embargo

Próxima Publicação

Carne : Agricultores desafiam comerciantes a baixar pre?os para promover consumo

Artigos Relacionados

Arquivo Opinião

Agroportal cessa a actividade – Carlos Mattamouros Resende

25/11/2014
Arquivo Opinião

Oportunidades e oportunismos – Carlos Neves

24/11/2014
Arquivo Opinião

“Intensificação sustentável”, Agricultura de precisão e o PDR2020 – Ricardo Braga

18/11/2014
Próxima Publicação

Carne : Agricultores desafiam comerciantes a baixar pre?os para promover consumo

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

por David Gouveia
05/10/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

por José Martino
01/10/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Grupo A4F anuncia novo CEO para liderar próxima fase de crescimento

08/10/2025
navigator company logo

BEI e Navigator assinam empréstimo de €40 milhões para apoiar os investimentos da empresa rumo à neutralidade carbónica

08/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.