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– 15-06-2011 |
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A defesa da produ��o nacional não pode ser um slogan publicit�rioA situa��o econ�mica, financeira e social do nosso país � por todos reconhecida como muito dif�cil e complexa, sendo un�nime que necessitamos de equilibrar o d�fice externo reduzindo as importa��es, nomeadamente, por via do aumento da produ��o nacional de produtos agr�colas e bens alimentares. Neste cen�rio, a defesa da produ��o agr�cola nacional dever� ser efectivamente no futuro um des�gnio de toda a sociedade, mas com particular responsabilidade por parte dos operadores econ�micos, desde a Produção � Distribui��o, e dos Poderes públicos. No entanto, a FENALAC enquanto representativa do sector leiteiro Cooperativo tem acompanhado com perplexidade as recentes iniciativas de alegada �defesa da produ��o nacional� promovidas por operadores econ�micos da Grande Distribui��o, na medida em que este des�gnio não pode ser apenas um lema de uma campanha publicit�ria bem urdida mas com prop�sitos enviesados. Naquilo que diz respeito ao nosso sector, a produ��o de leite nacional tem sofrido nos �ltimos anos as consequ�ncias das op��es da Distribui��o, nomeadamente a prefer�ncia pelo abastecimento no estrangeiro (Espanha, Fran�a, Alemanha e Pol�nia) para as suas marcas pr�prias, a deteriora��o das condi��es comerciais e a utiliza��o do leite como produto de atrac��o de clientes �s grandes superf�cies, diminuindo assim a percep��o do valor do leite enquanto alimento nutritivamente rico e das suas elevadas exig�ncias em matéria de processo produtivo e de segurança alimentar (as quais representam um elevado encargo na cadeia de valor). Acresce ainda que as importa��es de leite são uma pr�tica generalizada, mas especialmente significativa nas cadeias de Distribui��o de origem nacional, situa��o que torna ainda mais caricata as campanhas de comunica��o das mesmas nos moldes actualmente em vigor. Dados do Instituto Nacional de Estatéstica (INE) demonstram que no primeiro trimestre de 2011 as importa��es de leite somaram 41 milhões de litros (no valor de 30 milhões de euros), as de queijo 34 milhões de euros e as de iogurtes 33 milhões. Estes n�meros são agravados pelo facto de Portugal ser um país auto-suficiente em matéria de produtos l�cteos e as importa��es corresponderem em grande parte a produtos das marcas pr�prias da Distribui��o! A FENALAC não pode deixar de manifestar o seu desapontamento, na medida em que esta situa��o tem provocado grandes dificuldades na remunera��o do leite � produ��o com consequ�ncias na viabilidade das explora��es e na pr�pria capacidade produtiva do país que baixou quase -2% (36 milhões de litros) na última campanha terminada em Março �ltimo. A Defesa da Produção de Leite � algo importante e s�rio demais para servir apenas de slogan a campanhas publicit�rias. Porto, 14 de Junho de 2011
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