A CONSULAI, em parceria com a AGROMAIS, organizou no passado dia 28 de maio,
um evento de demonstração dedicado à agricultura de precisão na cultura do
milho. A iniciativa teve lugar na Quinta da Cholda, uma exploração agrícola de
referência no desenvolvimento de práticas agrícolas ecológicas e regenerativas em
Portugal. O local revelou-se o cenário ideal para demonstrar o potencial da
tecnologia na promoção de uma gestão da rega mais eficiente e sustentável.
Durante o evento destacaram-se várias apresentações que ilustraram o potencial da agricultura de precisão e das ferramentas digitais no apoio à tomada de decisão em contexto agrícola.
A sessão teve início com a apresentação da AGROMAIS, que sublinhou a importância do trabalho conjunto com os agricultores, da partilha de
conhecimento técnico e do papel das organizações de produtores na promoção da inovação no setor agrícola.
Seguiu-se a apresentação da CONSULAI, relativa a dois projetos europeus que se encontram em curso: NUTRI-CHECK NET e QUANTIFARM.
O projeto NUTRI-CHECK NET, reúne 10 parceiros europeus e, tem como missão promover uma gestão mais eficiente e sustentável da fertilização, através da partilha de práticas e ferramentas entre agricultores, técnicos e especialistas.
O projeto QUANTIFARM, por sua vez, conta com 32 parceiros e 30 casos de estudo distribuídos por vários países da Europa. O principal objetivo do projeto centra-se na avaliação do impacto de ferramentas de agricultura de precisão, como por exemplo softwares de apoio à tomada de decisão e robôs que auxiliam as ordenhas. Desta forma, analisa a aplicabilidade das ferramentas ao comparar parcelas nas quais estas foram aplicadas, com parcelas nas quais apenas foram aplicadas as normas já utilizadas, anteriormente. Na grande maioria dos casos, esta comparação, confirmou os bons resultados esperados e a relevância destas ferramentas quer ao nível da produtividade e rentabilidade, quer em termos ambientais.
A Quinta da Cholda, localizada na zona da Golegã, é uma exploração que se encontra envolvida nos dois projetos. João Coimbra, produtor e proprietário, expôs a realidade da cultura do milho em Portugal, realçando a importância da agricultura de precisão na sua exploração. Destaca-se ainda enquanto membro do National Expert Group (NEG) e do Crop Nutrition Club (CNC), dois grupos de trabalho criados no âmbito do projeto NUTRI-CHECK NET, responsáveis por reunir boas práticas e ferramentas eficazes para a fertilização a nível nacional (NEG) e por analisar a sua aplicabilidade (CNC).
No contexto do projeto QUANTIFARM, encontram-se a decorrer na Quinta da Cholda, testes da ferramenta Irristrat, desenvolvida pela empresa HIDROSOPH.
Esta solução permite uma gestão da rega com maior precisão, através de dados, previsões e algoritmos avançados. Desta forma, a HIDROSOPH encerrou o ciclo de apresentações com uma explicação detalhada sobre o funcionamento do Irristrat e seus benefícios práticos.
No decorrer do dia, durante a demonstração em campo, foi apresentada uma comparação entre duas parcelas de milho: uma na qual o Irristrat foi utilizado, e outra que se encontrava em produção sem recorrer ao uso da ferramenta, permitindo avaliar os impactos reais da tecnologia no terreno.
Este evento foi uma demonstração clara do valor da colaboração entre produtores, empresas tecnológicas, organizações de apoio ao setor agrícola e entidades de consultoria e investigação. A articulação entre os projetos NUTRI-CHECK NET e QUANTIFARM, a participação ativa da Quinta da Cholda e de João Coimbra, e o envolvimento de parceiros como a AGROMAIS e a HIDROSOPH, evidenciaram a importância de testar e validar soluções inovadoras em contexto real, com vista a promover uma agricultura mais sustentável, eficiente e orientada para o futuro.
Fonte: CONSULAI