A Floresta traz-nos um conjunto de benefícios, muito além das principais produções, que todos conhecemos. Esses benefícios denominam-se Serviços do Ecossistema e têm impacto positivo em toda a Sociedade.
A quantificação, certificação e registo dos serviços de ecossistema é um procedimento desenvolvido pelo FSC® Forest Stewardship Council® e aplica-se às áreas florestais, permitindo conhecer o valor real do seu conjunto de produções.
Este facto dá possibilidade ao Proprietário Florestal de estabelecer parcerias com empresas que tenham interesse em apoiar e comunicar os projetos certificados.
A ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado desenvolveu um profundo trabalho, através do seu grupo de certificação CertiSado, que levou à certificação das primeiras áreas para a produção de serviços do ecossistema, nomeadamente para a Fixação de Carbono e a Biodiversidade.
Este facto é tão mais relevante, quando incide em áreas de Montado, ecossistema emblemático do Alentejo e com reconhecido valor ambiental.
O grupo de certificação CertiSado reúne 31 Proprietários Florestais com uma área conjunta de 21.877,67ha, certificada para a Gestão Florestal Sustentável.
Fonte: ANSUB
Discussão sobre este post