A invasão provocada pelo agressor Vladimir Putin à Ucrânia causou horríveis perdas de vidas humanas e tem desestabilizado os mercados mundiais, em especial no setor agroalimentar.
A invasão provocada pelo agressor Vladimir Putin à Ucrânia, para além das horríveis perdas de vidas humanas a lamentar, tem provocado uma grande desestabilização dos mercados mundiais e em especial no setor agroalimentar.
A Rússia e a Ucrânia representam 29% das exportações mundiais de trigo, 15% de milho e 69% do óleo de girassol. Um quarto das importações de cereais e óleos vegetais da UE, incluindo quase metade das importações de milho provêm da Ucrânia.
Em países como Portugal, a dependência dos cereais ucranianos, nomeadamente milho e colza — essenciais para a produção de alimentos compostos para animais — eleva-se, respetivamente, aos 40% e 50%.
Os preços no consumidor já estão a aumentar e é expectável que venham a aumentar ainda mais, devido às subidas dos preços nos mercados mundiais. É assim no caso […]