Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Cavalos sorraia podem ajudar a reduzir risco de incêndio com pastoreio

    Estudo demonstra que cavalos reduzem risco de incêndios no Vale do Côa

    Cerca de 80 concelhos de 10 distritos do continente em risco máximo de incêndio

    Sete distritos portugueses em alerta vermelho devido ao calor

    IPMA

    IPMA: Tempo quente em Portugal continental

    Simplificar as regras ambientais até à irrelevância? A UE está a ir por esse caminho

    O robô que dois jovens querem criar para plantar árvores

    Governo proíbe uso de fogo e maquinaria agrícola devido ao risco de incêndio

    Liga garante bombeiros preparados para mobilização e defende análise à capacidade

  • Opinião
    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Almendras: cambio de tendencia en los precios

    29/06/2025

    Aceite de oliva: subidas, bajadas y repeticiones en los precios

    29/06/2025

    O robô que dois jovens querem criar para plantar árvores

    28/06/2025

    CUBA I consulta de estabelecimentos interessados em exportar produtos de origem animal e de estabelecimentos interessados em renovar a habilitação para exportar

    27/06/2025

    Paulo do Nascimento Cabral sublinha o papel estratégico que os drones podem desempenhar na agricultura

    27/06/2025

    Renovação do Pré-Aviso de Greve por Tempo Indeterminado – Sapadores Florestais

    27/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Cavalos sorraia podem ajudar a reduzir risco de incêndio com pastoreio

    Estudo demonstra que cavalos reduzem risco de incêndios no Vale do Côa

    Cerca de 80 concelhos de 10 distritos do continente em risco máximo de incêndio

    Sete distritos portugueses em alerta vermelho devido ao calor

    IPMA

    IPMA: Tempo quente em Portugal continental

    Simplificar as regras ambientais até à irrelevância? A UE está a ir por esse caminho

    O robô que dois jovens querem criar para plantar árvores

    Governo proíbe uso de fogo e maquinaria agrícola devido ao risco de incêndio

    Liga garante bombeiros preparados para mobilização e defende análise à capacidade

  • Opinião
    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Almendras: cambio de tendencia en los precios

    29/06/2025

    Aceite de oliva: subidas, bajadas y repeticiones en los precios

    29/06/2025

    O robô que dois jovens querem criar para plantar árvores

    28/06/2025

    CUBA I consulta de estabelecimentos interessados em exportar produtos de origem animal e de estabelecimentos interessados em renovar a habilitação para exportar

    27/06/2025

    Paulo do Nascimento Cabral sublinha o papel estratégico que os drones podem desempenhar na agricultura

    27/06/2025

    Renovação do Pré-Aviso de Greve por Tempo Indeterminado – Sapadores Florestais

    27/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Plano de comunicação dos Ovos-moles de Aveiro IGP na vertente produto de oferta turística – parte II – Celso Guedes de Carvalho

por Agroportal
31-07-2007 | 00:00
em Arquivo Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Antes de continuar a sua leitura deixe-me referir que este artigo é dividido em 2 partes. E que na primeira parte foi abordada a importância da existência de um “briefing” num Plano de Comunicação. Se ainda não teve oportunidade para ler esse artigo sugiro que comece por aí (ver artigo anterior).

O “briefing”, como já foi referido, é a fase que antecede a elaboração de um Plano de Comunicação. Nele estão contidas uma série de informações que vão permitir, à equipe que vai elaborar o Plano, fazer o seu trabalho: definir a estratégia, as acções de comunicação, o seu planeamento, orçamentação e avaliação do impacto nos alvos definidos.

Como já tive oportunidade de ler* o “briefing” estou em condições de fazer um exercício de aproximação do que deverá ser o Plano de Comunicação dos Ovos Moles de Aveiro na vertente produto de oferta turística.

Passemos então à leitura do Plano de Comunicação e dos seus vários itens:

1. Caracterização do projecto:

Lançamento dos Ovos Moles de Aveiro IGP – vertente produto de oferta turística.

2. Caracterização do Cliente:

APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro
É uma associação de produtores de ovos-moles de Aveiro e é a entidade responsável por gerir a denominação Ovos-moles de Aveiro IGP. Esta gestão inclui o controlo do processo de produção (juntamente com a OPC) e de comercialização. Tem 42 associados: 36 produtores de ovos- moles, dois de hóstia, dois de ovos e mais dois parceiros.

3. O produto:

Ovos Mole de Aveiro IGP (Indicação Geográfica Protegida)

4. Desafio:

Fazer dos Ovos Moles de Aveiro IGP uma referencia nas decisões de compra dos turistas que visitam a Cidade de Aveiro.

5. Objectivos:

– Aumentar a notoriedade da “marca” Ovos Moles de Aveiro IGP
– Divulgar e proteger a “marca” Ovos Moles de Aveiro IGP
– Estimular a compra dos Ovos Moles de Aveiro IGP
– Promover a experimentação dos Ovos Moles de Aveiro IGP

6. Alvos de comunicação:

– Turistas que visitam Portugal
– Turistas que visitam a Cidade de Aveiro
– Entidades emissoras de serviços turísticos da cidade de Aveiro
– Entidades nacionais de promoção do turismo de Portugal
– Entidades locais de promoção do turismo de Aveiro e da Região da Rota da Luz
– Produtores de Ovos Moles

7. Concorrência:

– Bolo de 24 horas
– Broinhas de Pão-de-Ló
– Cucharrinhas
– Esquecidos
– Pastéis Folhados com Recheio de Ovos
– Raivas

Posicionamento da concorrência:
– Doces regionais
– Doces tradicionais

8. Estratégia copy (textos)

Promessa e/ou Benefício
Atributo principal, vantagem a comunicar, identificação do valor:
– Doçaria regional genuína
– Doce conventual
– Produto tradicional
– Versatilidade ao nível do packing
– Macio e sedoso
– Métodos de fabrico tradicional e local
– Produto de origem certificada
– Experiência gastronómica
– Arte e sabor num só produto

As provas
– Certificação IGP – regulamento CEE nº2081/92
– Caderno de especificações
– Holograma com nº de série
– Receituário
– O produto

O tom da mensagem
– Demonstrativo
– Emotivo

As limitações da mensagem:
– Normas de alteração e oposição da marca Ovos Moles de Aveiro IGP constantes do caderno de especificações
– Holograma com número de série (código alfanumérico que permite rastrear o produto).
– Conteúdos em inglês e castelhano

9. Estratégia criativa

(os seguintes elementos fazem parte do trabalho definido pelo departamento criativo de uma agência)

Elementos Verbais
– Títulos
– Slogan

Elementos não verbais
– Layout / Estrutura,
– Ilustração / imagem,
– Cores
– Tipografia (tipo de letra)

Com o “briefing” e a estratégia criativa definida estamos agora, e só agora, em condições de definir a estratégia de meios e acções de comunicação que nos vão permitir atingir os objectivos definidos.

Passemos então à segunda parte do Plano de Comunicação e às suas várias fases.
Dada a limitação de espaço para um artigo desta natureza, vou “apenas” limitar-me a listar os meios e acções que permitiriam cumprir com os objectivos anteriormente definidos.

10. Estratégia de Meios

– Identidade Corporativa
– Publicações
– Relações Publicas
– Publicidade
– Internet / Multimédia
– Promoção de Vendas

11. Estratégia de Acções

Nesta fase do Plano de Comunicação devem ser descritas as acções de comunicação, nomeadamente: o seu objectivo, a justificação da opção, os recursos envolvidos, os conteúdos, os suportes de comunicação envolvidos (por ex: folheto) e os nomes, locais e datas das mesmas.

Como já foi referido, irei apenas listar um conjunto de acções que estão de acordo com os objectivos anteriormente definidos.

Acções:
– Sinalética Loja Autorizada
– Autocolante Loja Autorizada “Ovos Moles de Aveiro
– Saco Ovos Moles
– PLV´s Hotéis
– Flyer informativo Ovos Moles de Aveiro IGP
– Flyer boas vindas
– Folheto História Infantil Ovos Moles de Aveiro IGP
– Ovos moles (distribuição no posto de turismo)
– Stand Aeroporto Francisco Sá Carneiro
– Decoração Portas Aeroporto Francisco Sá Carneiro
– Outdoor
– Site www.ovosmolesexperience.com
– Acção Freiras Sensuais

As fases seguintes são:

12. Orçamentação
13. Execução do plano/ cronograma
14. Avaliação dos resultados

Para medir o retorno do investimento feito nas acções de comunicação é necessário avaliar o impacto das mesmas, nomeadamente o grau de compreensão, memorização, aceitação e, não menos importante se originou vendas (claro, se for este um dos objectivos de comunicação).

Ao longo de 2 artigos tentei demonstrar a importância de planear antes de fazer. De basear as decisões com base em dados concretos e não com base no “achómetro”. De definir as acções de comunicação com base em estratégias e objectivos concretos.
Se adoptar estes conselhos vai com certeza diminuir a probabilidade de desperdiçar recursos.

* para a elaboração destes artigos foi elaborado um “briefing” com os dados descritos no artigo anterior

Celso Guedes de Carvalho
Senior Partner Marketing Agro-Alimentar

Ponto de situação sobre os produtos tradicionais portugueses – Celso Guedes de Carvalho

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Xerox lan�a papel "verde" que gasta menos �rvores e menos �gua

Próxima Publicação

Fronteira Reserva 2004 e Quinta do Cardo Special Selection 2003 premiados em “Les Citadelles du Vin 2007”

Artigos Relacionados

Arquivo Opinião

Agroportal cessa a actividade – Carlos Mattamouros Resende

25/11/2014
Arquivo Opinião

Oportunidades e oportunismos – Carlos Neves

24/11/2014
Arquivo Opinião

“Intensificação sustentável”, Agricultura de precisão e o PDR2020 – Ricardo Braga

18/11/2014
Próxima Publicação

Fronteira Reserva 2004 e Quinta do Cardo Special Selection 2003 premiados em “Les Citadelles du Vin 2007”

Discussão sobre este post

Opinião

Filipe Corrêa Figueira
Últimas

Alqueva está em Seca

por Filipe Corrêa Figueira
29/06/2025

Ler mais
Georgete Felix
Últimas

Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

por Georgete Félix
22/06/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IPMA

IPMA: Tempo quente em Portugal continental

28/06/2025
DGAV

CUBA I consulta de estabelecimentos interessados em exportar produtos de origem animal e de estabelecimentos interessados em renovar a habilitação para exportar

27/06/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Junho 2025
STQQSSD
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30       
« Mai   Jul »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.