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– 20-10-2012 |
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Aluno de Marketing do ISCA-UA prop�e espumante Bairrada de luxo
A ideia de lan�ar um �Espumante Premium Bairrada�, vocacionado para um segmento de luxo e para o mercado internacional, proposta por um aluno da licenciatura em Marketing do ISCA-UA, venceu o concurso do evento de empreendedorismo e empregabilidade MF24 que decorreu em Aveiro. O evento MF24 � um evento de empreendedorismo e empregabilidade que incluiu um workshop para testar modelos de neg�cio com apresentação e selec��o de ideias de neg�cio realizado pela Aveiro Smart Business e pela Shape2UP. O evento MF24 decorreu no final de Setembro, na UA, e foi organizado pela BEST Aveiro. Foram apresentadas 13 ideias para 10 modelos de neg�cio dispon�veis. No final, o j�ri, por unanimidade, escolheu a ideia de Gon�alo Miguel, aluno do 3.� ano de Marketing no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Gon�alo Miguel, 23 anos, defende que a regi�o da Bairrada tem condi��es privilegiadas para a produ��o de espumantes desta gama, gra�as ao n�mero de horas de sol anuais – cerca do triplo da regi�o francesa demarcada de Champagne, famosa pelos seus champanhes -, e gra�as a uma casta caracterástica da Bairrada, a Baga, capaz de conferir um paladar distintivo ao espumante Bairrada. O aluno do ISCA-UA, oriundo de uma fam�lia da Bairrada com neg�cios no ramo das bebidas destiladas (�gua ardentes) provenientes dos subprodutos da vinha, defende que, apesar do dom�nio do mercado pelos champagnes franceses ser grande, será poss�vel lan�ar, com sucesso, um espumante PREMIUM Bairrada, desde que seja feito um estudo de mercado e se fa�a investiga��o sobre os melhores processos de produ��o da vinha até ao engarrafamento e se aposte na qualidade associada a um modelo de comunica��o e distribui��o diferenciados face ao que existe actualmente no mercado. �Temos uma forte barreira cultural a combaterá, salienta Gon�alo Miguel, referindo-se � confusão que existe no consumidor menos informado que chama �champanhe� a �toda a garrafa que tenha uma rolha a saltar�. �� uma sensibiliza��o que demora, pelo menos, vinte anos a dar frutos�. Apesar de não estar directamente envolvido no ramo dos espumantes e de não possuir vinha, Gon�alo Miguel considera tal facto uma vantagem e uma questáo facilmente ultrapass�vel, desde que surjam parceiros financeiros interessados no projecto que prop�s e que j� foi premiado. Fonte: UA online
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