|
|
|
|
– 11-01-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho: Americanos celebram Dia do Vinho do Porto a 27 de JaneiroO Centro para as Origens do Vinho celebra a 27 de Janeiro o Dia do Vinho do Porto, nos Estados Unidos (EUA), para proteger a denomina��o de origem deste produto proveniente da Regi�o Demarcada do Douro. Este centro, sedeado em Washington, foi fundado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a regi�o de Champagne para informar e divulgar sobre as denomina��es de origem em risco de c�pia nos EUA. Entre Janeiro e Novembro foram vendidas 360 mil caixas de nove litros de vinho do Porto para a Am�rica, o que representa um acr�scimo de 3,2 por cento relativamente a igual período do ano passado. O volume de neg�cios para este país atingiu 24 milhões de euros, mais 5,4 por cento do que no ano anterior. O Dia do Vinho do Porto pretende celebrar o "genu�no e único vinho" que prov�m da Regi�o Demarcada do Douro, alertando os consumidores americanos para a necessidade de proteger a denomina��o de origem Porto. "O IVDP apoia esta iniciativa de celebra��o do vinho do Porto nos EUA. � o país no qual estamos a promover um intenso trabalho de protec��o das denomina��es de origem e onde os consumidores come�am a estar sensibilizados para a import�ncia da proveni�ncia dos vinhos", afirmou hoje, em comunicado, o presidente do instituto público, Manuel de Novaes Cabral. Esta iniciativa vem refor�ar o trabalho de protec��o que o IVDP tem vindo a desenvolver através do Center for Wine Origins e que come�a a influenciar os norte-americanos. Um estudo recente concluiu que os consumidores dos EUA estáo preocupados com os pl�gios e com a defesa da denomina��o de origem. Esta conclusão resultou de um inqu�rito online, feito junto de 1.000 americanos que compram, no m�nimo, tr�s garrafas por m�s. Cerca de 79 por cento dos inquiridos considerou que a regi�o de onde � proveniente o vinho � um importante factor no momento da compra e 75 por cento reconheceu que deixaria de comprar determinado vinho que dissesse que era de determinada regi�o de origem (como Porto) e que, afinal, não o fosse. Oitenta e quatro por cento dos inquiridos defendeu que a regi�o de origem � de extrema import�ncia para a qualidade do vinho, 96 por cento dos americanos disse ainda que os consumidores devem saber a localiza��o das vinhas e 98 por cento defendeu que se devem estabelecer par�metros mundiais que atestem, de facto, a localiza��o das uvas e dos vinhos. Os consumidores podem participar no Dia do Vinho do Porto, através de várias redes sociais como blogues, twitter, facebook, partilhando opini�es e sugestáes acerca deste produto. Em simult�neo, o centro lanãou um concurso para encorajar os consumidores americanos a fotografar os seus vinhos do Porto favoritos. O Centro para as Origens do Vinho foi fundado em Agosto de 2005 e promove a informação e educa��o do consumidor sobre as origens de um vinho, defendendo pr�ticas de rotulagem claras e inequ�vocas que ajudem na hora de escolher um vinho. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |
Discussão sobre este post