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– 15-11-2007 |
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Alunos do IPVC desenvolveram no INEGI produtos originais para decanta��o de vinhoO desenvolvimento dos novos produtos para a decanta��o de vinho teve como base um desafio lan�ado pela empresa Freitas & Dores, Lda., que pretendia responder a solicita��es do mercado americano para a concep��o de produtos originais em estanho para serem colocados em "decanters". Os produtos, que foram desenvolvidos durante o estágio de fim de curso que os alunos realizaram no INEGI, j� estáo a ser comercializados. Desde 2001, e ao abrigo de um Protocolo de Coopera��o entre o INEGI e a Escola Superior de Tecnologia e Gestáo do Instituto Polit�cnico de Viana do Castelo (IPVC), que o INEGI tem vindo a receber alunos provenientes desta instituição de ensino para a realiza��o de estágios curriculares com uma forte componente de aplica��o pr�tica em actividades de desenvolvimento de novos produtos utilizando as tecnologias de prototipagem r�pida e os processos de conversão existentes no INEGI. E, foi ao abrigo deste protocolo que os "designers" Filipe Amaral e Isabel Novais que realizaram o seu estágio na Unidade de Fundi��o e Novas Tecnologias, com a orienta��o do Professor Jorge Lino, durante seis meses desenvolveram várias actividades, sendo uma delas a concep��o de produtos originais para a decanta��o de vinho. O Projecto iniciou-se com uma visita � empresa Freitas e Dores, onde os alunos compreenderam o processo produtivo de artigos em estanho, e viram alguns produtos para a decanta��o de vinho actualmente existentes no mercado. Assim, foi-lhes proposto que desenvolvessem um ou mais funis de decanta��o de vinho em estanho, que se despertassem o interesse de um importador americano, poderiam vir a ser comercializados. Nesse sentido, Filipe Amaral e Isabel Novais, idealizaram novos produtos com formas arrojadas e bastante inovadoras. Os prot�tipos produzidos em estereolitografia e pintados com cor met�lica foram ensaiados em decanteres, permitindo que a chegada do vinho ao fundo do "decanter" fosse retardada, obrigando o vinho a percorrer um trajecto sinuoso que permite, além da sua filtragem, um "arejamento" que intensifica o sabor natural do vinho. A apresentação na empresa dos cinco produtos desenvolvidos, juntamente com uma brochura promocional, despertou um grande interesse e uma grande vontade na sua comercializa��o. Utilizando estes modelos foram j� produzidos alguns prot�tipos met�licos, sendo que 3 deles j� foram aprovados pelo cliente americano, estando j� em curso o seu fabrico para satisfazer uma encomenda de 325 pe�as. Presentemente, o INEGI e a empresa estáo a registar o desenho destas pe�as para iniciar a sua divulga��o e comercializa��o na Europa.
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