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– 08-02-2007 |
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Angola: Exportadores vinho portugueses apontam baterias ao mercado de "topo"Angola � prioridade na promo��o dos vinhos portugueses na �frica lus�fona, e o mercado onde se acredita haver mais espaço para produtos de qualidade, mas foram as exporta��es para Cabo Verde e são Tom� que mais cresceram em 2006. Vasco d’Avillez, presidente da ViniPortugal, disse � Lusa que esta entidade respons�vel pela promo��o externa dos vinhos portugueses arrancou recentemente com um estudo do mercado angolano, que será apresentado até ao Ver�o. O estudo tem como objectivo identificar oportunidades a divulgar junto dos exportadores, num país onde o vinho a granel e de baixa qualidade ainda constitui parte muito importante das exporta��es. "� preciso desenvolver o vinho de qualidade em Angola. E não tem havido ac��es espec�ficas de promo��o, apenas o trabalho de alguns grupos", como a Sogrape, exemplificou. A ViniPortugal atribui a Angola o estatuto de "mercado aposta", a par da �ndia – um "terceiro degrau" depois de países considerados "priorit�rios", entre os quais se encontram os Estados Unidos e os da Escandin�via. Também este ano, e em parceria com o Icep, a ViniPortugal vai organizar em Luanda uma ac��o de promo��o de vinhos, junto dos diversos agentes de mercado, � semelhan�a das que t�m vindo a ser feitas na Europa, prevendo ainda participar na feira do sector, adiantou Vasco d’Avillez. De acordo com os �ltimos dados dispon�veis, cerca de metade do vinho portugu�s para Angola � exportado a granel. � comum encontrarem-se nos supermercados luandenses marcas exportadas que são embaladas ou engarrafadas localmente, como "Gaivota" ou "Fresco", tal como em Mo�ambique se encontra o "Am�lia" ou "Bom Barril". Para Fernando Anjos, delegado do Icep na capital angolana, "claramente tem vindo a aumentar a qualidade do vinho que � importado e consumido, h� uma maior preocupa��o com a marca". "As empresas estáo a apostar mais no mercado, realizando j� actividades de promo��o. A maior empresa portuguesa do sector tem j� uma presença directa no mercado através de uma subsidi�ria", afirmou � Lusa. "O mercado angolano consome essencialmente vinho portugu�s embora j� se encontre disponível. no mercado vinho sul-africano, argentino, chileno, franc�s", referiu ainda. Os �ltimos dados do INE, indicam, contudo, que o aumento da massa do produto exportado � superior ao seu valor. No ano passado, até Novembro, as exporta��es para Angola ascendiam a 36 milhões de euros, mais 12,5 por cento do que no ano anterior e mais 27 por cento do que em 2004. Ao produto exportado no ano passado correspondiam 529 mil toneladas, mais 19 por cento do que no ano anterior. Ainda segundo dados do INE, os maiores aumentos de valor registaram-se em são Tom� e Pr�ncipe (mais 20,7 por cento) e Cabo Verde (mais 13,4 por cento). Em Cabo Verde o crescimento da massa de produto exportado evoluiu em linha com o valor, o único país da �frica lus�fona em que tal se verificou. Mo�ambique continua a ser o segundo maior mercado para os vinhos portugueses, com 3,4 milhões de euros em 2006, e foi o que mais cresceu nos �ltimos dois anos, na ordem dos 32 por cento. Para a Guin�, pelo contrário, o valor do produto exportado caiu 26 por cento no ano passado, e quase um teráo desde 2005.
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