Rewilding Portugal coordenou neste último fim-de-semana, uma ação que juntou mais de 60 pessoas e propagou milhares de plantas aromáticas para apoiar parceiro que perdeu grande parte da produção nos incêndios do último verão, na freguesia de Freixedas, em Pinhel.
Num fim-de-semana marcado pela entreajuda e espírito comunitário, nos dias 29 e 30 de novembro, a Rewilding Portugal mobilizou uma onda de solidariedade para apoiar um dos seus parceiros locais, a Planalto Dourado, severamente afetada pelos incêndios deste verão. A exploração, localizada no concelho de Pinhel, dedicada à produção de plantas aromáticas e árvores de fruto, perdeu milhares de plantas e vários bens materiais essenciais à sua atividade.

Para dar resposta urgente às necessidades, a Rewilding Portugal já tinha apoiado financeiramente este parceiro, utilizando parte do seu crowfunding para comprar um novo sistema de rega e lançou agora um apelo público para voluntários — e a adesão superou todas as expectativas. Ao longo de apenas dois dias, cerca de 60 voluntários deslocaram-se ao local para iniciar o processo de propagação de plantas aromáticas, que serão replantadas já no próximo ano, contribuindo para a recuperação ecológica e produtiva da área afetada.
Apesar do frio intenso, os voluntários trabalharam incansavelmente e propagaram milhares e milhares de plantas, num verdadeiro esforço coletivo que simboliza o poder da ação comunitária em prol da natureza e da resiliência local. A iniciativa contou também com a participação ativa dos também parceiros Caminhos da Natureza, reforçando as sinergias existentes na Rede Côa Selvagem, uma rede colaborativa que integra empresas locais empenhadas no restauro ecológico, no desenvolvimento sustentável e na valorização turística, natural e patrimonial do território do Grande Vale do Côa.

“Foi um fim-de-semana de solidariedade, união e esperança. Ver tanta gente a juntar-se para ajudar um parceiro que atravessa um momento difícil é inspirador e mostra como a Rede Côa Selvagem é feita de pessoas que cuidam do território — juntas.”, refere a Rewilding Portugal em comunicado.
A Rewilding Portugal expressa o seu agradecimento a todos os voluntários e parceiros que tornaram possível esta ação de resposta rápida e impacto duradouro.
Fonte: Rewilding Portugal













































