Enquanto parceira da XVI Jornada FENAREG – Encontro Regadio 2025, sob o tema “Regadio: Um Olhar para o Futuro”, a Lusosem voltou a demonstrar o seu compromisso com a agricultura nacional.
Organizada pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, o evento decorreu a 6 de novembro, em Lisboa, no auditório do LNEC. O Encontro assinalou o 20.º aniversário da Federação e lançou um alerta estratégico sobre a necessidade de executar, com urgência, a Estratégia Nacional Água que Une – considerada essencial para reforçar a produtividade, sustentabilidade e competitividade da agricultura portuguesa.
Num contexto de reforma da PAC e de incerteza para a agricultura europeia, a FENAREG alertou que adiar por mais uma década os investimentos previstos na Estratégia Água que Une pode custar 5,4 mil milhões de euros ao país, comprometendo a soberania alimentar e a competitividade nacional.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes concedeu a honra de presidir à sessão de abertura do Encontro, tendo elogiado o empenho e resiliência da FENAREG ao longo de duas décadas. Reiterou que a resiliência hídrica é um desígnio nacional, destacando que é absolutamente necessário armazenar mais água em Portugal, já que captamos apenas 20% da água das chuvas e que disso depende também o equilíbrio da nossa balança comercial agrícola, que apresenta um défice superior a cinco mil milhões de euros anuais.
Durante a Jornada, a FENAREG lançou o Observatório Nacional do Regadio, uma plataforma pioneira desenvolvida em parceria com o COTR – Centro de Competências para o Regadio Nacional, com o apoio técnico da Consulai, que reúne, pela primeira vez, dados oficiais do regadio, nomeadamente do INE, DGADR e IFAP, disponibilizando-os num único espaço online, de fácil consulta e visualização através dos websites da FENAREG e do COTR. O Observatório vem desmistificar muitas ideias feitas sobre o setor e demonstra claramente a evolução tecnológica e o dinamismo do regadio em Portugal. Pretende ser um instrumento de apoio à definição de políticas públicas e à orientação de investimentos, com vista a uma gestão mais inteligente da água, um recurso cada vez mais crítico.
A Jornada é um ponto de encontro anual dos principais stakeholders envolvidos com o regadio, e a edição deste ano reuniu 9 oradores nos debates e apresentações sobre os principais temas que marcam a atualidade, a nível nacional, a Estratégia Água que Une – Modelo de Governança e de Investimento e, a nível europeu, a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica e o papel da PAC na modernização do regadio. O tema da incontornável Estratégia Água que Une, em particular a estrutura que irá implementar essa estratégia e representatividade, foi apresentado pelo coordenador da equipa e presidente das Águas de Portugal, professor António Carmona Rodrigues, que anunciou a constituição de uma nova empresa pública, do âmbito do Grupo Águas de Portugal para operacionalizar a estratégia e que tem, em sede de órgãos sociais principais, a representação dos vários setores utilizadores – a agricultura e o abastecimento público e também o ambiente e as finanças. Esta proposta será objeto de um decreto-lei que aguarda despacho da Senhora Ministra do Ambiente e Energia e o seu arranque está previsto para o início do ano.
Associada à celebração dos 20 anos da Federação e que constituiu um dos momentos mais simbólicos desta XVI Jornada da FENAREG – Encontro do Regadio 2025, foi a homenagem da FENAREG, de reconhecimento e agradecimento, a individualidades que marcaram, com o seu empenho e dedicação, o percurso das Associações de Regantes e do regadio em Portugal. A FENAREG homenageou: o engenheiro João Bragança; o engenheiro João Campos e o engenheiro Aristides Chinita.
Assinalando 25 anos ao serviço da agricultura e mantendo viva a missão de “para que da terra germine o futuro”, com inovação, qualidade e sustentabilidade, a Lusosem reforça assim a sua estratégia nacional em prol do futuro do país. A empresa manifesta ainda o seu profundo reconhecimento à FENAREG e felicita a Federação pelos seus 20 anos de trabalho dedicado ao fortalecimento do regadio nacional.
Fonte: Lusosem












































