Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, estima-se que a produção de castanha seja consideravelmente inferior à de anos anterior, como consequência dos grandes incêndios ocorridos no verão. Também as condições meteorológicas desfavoráveis (temperatura elevada e ausência de precipitação) prejudicaram o desenvolvimento do fruto. Entraram em mercado mais variedades de castanha e mais formas de comercialização. Tendo em conta a realização da Feira da Castanha de Sernancelhe, sendo, até à data, a principal semana de comercialização da castanha, as cotações tiveram uma valorização. Assim, a cotação da castanha “Martainha” SP a granel teve um aumento em 43%.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, a campanha de produção e comercialização da pera “Rocha” já teve início há algum tempo, só agora foi possível ter cotações nos operadores acompanhados. Terminou a campanha de produção e comercialização da ameixa.
Na área de mercado Guarda, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Martainha”.
Na área de mercado “Montes da Senhora”, apesar de baixa, a oferta de limão aumentou e as cotações tiveram uma descida para o limão SP categoria II calibre 3 (65-72) comercializado em saco, categoria II calibre 5 (53-62) saco e não calibrado em 30%.
No Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, entraram em mercado mais calibres de maçã “Royal Gala” e de pera “Rocha”.
No Alentejo, área de mercado Portalegre, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha variedade “Martainha”.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da goiaba e da tangera.

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, a campanha da amêndoa decorre a um ritmo favorável. A amêndoa tem concorrência de produto de outras
regiões e de Espanha.
Na área de mercado Mirandela, a oferta de figo seco é média assim como a procura, o escoamento está a ser efetuado pelos agentes económicos do ano
anterior. O destino final deste produto é para os armazenistas dos grandes centros consumidores. Produto de boa qualidade.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, campanha de 2025 para a avelã arrancou com uma perspetiva mais favorável no que diz respeito à cotação do produto, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início na semana 41. Neste momento,
atendendo à idade jovem da maioria dos pomares, a produção é baixa sendo a procura média. Cotações sem alteração.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
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Cotações – Frutos frescos e secos – 20 a 26 de outubro de 2025











































