NO DIA 5 DE DEZEMBRO DE 2025, IDANHA-A-NOVA RECEBE A TÃO ESPERADA EDIÇÃO DO i-DANHA FOOD LAB, UM ENCONTRO QUE CELEBRA A INOVAÇÃO, A SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DO TERRITÓRIO NA TRANSIÇÃO PARA SISTEMAS ALIMENTARES MAIS RESILIENTES E REGENERATIVOS.
O evento junta empresas, startups, investigadores, agricultores e decisores, promovendo a colaboração entre ciência e prática agrícola – um programa que liga o solo, a tecnologia e o futuro.
A edição de 2025 centra-se no tema “O Microbioma do Solo para uma Agricultura Resiliente”, explorando o impacto dos microrganismos no equilíbrio dos ecossistemas e no futuro da agricultura.
O programa arranca com a apresentação de um projecto inovador e ambicioso para a região o ‘’Idanha Rural Food Park – Silvopastorícia ao Serviço de um Futuro Regenerativo’’. Segue-se a Mesa Redonda com o tema ‘’O Microbioma do Solo ao Serviço do Agricultor’’ e uma mostra de projectos de âmbito internacional lançados a partir da região de Idanha-a-Nova.
A tarde é dedicada ao momento de Conversa com Agricultores debatendo o tema da importância da gestão do microbioma para a saúde das culturas, resiliência, e aumento da produtividade das explorações agrícolas.
O evento inclui ainda a apresentação do Catálogo Nacional de Operadores Biológicos, com a cerimónia de atribuição das Distinções Biolog 2025.
SOBRE AS DISTINÇÕES BIOLOG 2025: CELEBRAR QUEM TRANSFORMA O SETOR
O evento fecha com chave de ouro, a entrega da 4ª edição das Distinções Biolog, que distinguem o melhor operador biológico nacional em duas 4 categorias – Inovação, Sustentabilidade Social, Regenerativo, e Escolha do Público, Escolha do Júri e Escolha do Público. Estas distinções valorizam a excelência, inovação e sustentabilidade na produção biológica, destacando quem lidera a transformação do setor agroalimentar português.
Mais do que um reconhecimento, as Distinções Biolog simbolizam o compromisso coletivo com um futuro mais regenerativo, reforçando a importância da ciência, da prática agrícola e da inovação empresarial como motores de mudança.










































