O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979 no âmbito da 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A efeméride é assinalada desde 1981 no dia 16 de outubro, com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.
Em 2025, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”, apelando à colaboração global na criação de um futuro pacífico, sustentável, próspero e com segurança alimentar. Trabalhando em conjunto, entre governos, organizações, setores e comunidades, podemos transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta.
A gravidade da insegurança alimentar em algumas regiões do mundo é avassaladora, estimando-se que 673 milhões de pessoas vivam com fome. Noutros locais, os níveis crescentes de obesidade e o desperdício generalizado de alimentos apontam para um sistema desequilibrado, onde a abundância e a escassez coexistem, muitas vezes lado a lado, em que o desafio de atender às necessidades de uma população global em crescimento exige trabalho em equipa — além das fronteiras, setores e gerações. Por outro lado, os sistemas agroalimentares podem ter um papel crucial na sustentabilidade, tendo um potencial real para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, através da forma como os alimentos são cultivados, colhidos e partilhados.
As comemorações do Dia Mundial da Alimentação decorrem em 2025 com o 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e integram diversos eventos durante o mês de outubro, promovendo a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.
A 16 de outubro de 1945, no Canadá (Quebec), foi fundada a FAO, com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e o alcance da segurança alimentar, definida como o acesso permanente de todas as pessoas aos alimentos de que necessitam para uma vida ativa e saudável.
A FAO organiza no Dia Mundial da Alimentação um conjunto de eventos e iniciativas, relacionadas com a nutrição e a alimentação:
- Abertura do Museu da Alimentação e Agricultura & Rede – FAO MuNe
- Cerimónia do Dia Mundial da Alimentação
- Conversas do Dia Mundial da Alimentação
- Dia Mundial da Alimentação Júnior
- Concurso Poster Dia Mundial da Alimentação (5-19 anos)
Ver Informação sobre a FAO | website FAO
São também promovidas neste dia diversas iniciativas em Portugal, nomeadamente por Municípios e Entidades de Ensino, tendo por objetivo a sensibilização para a temática da alimentação saudável e o direito à alimentação.
Fonte: GPP