A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) apresenta o primeiro vídeo documental do projeto “Agro + Eficiente” (A+E), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e dedicado ao procedimento de “Microenxertia de Laranjeiras”, disponível AQUI.
Este documentário — o primeiro de uma série de três — mostra o trabalho desenvolvido pelo projeto A+E na valorização dos recursos genéticos tradicionais, uma linha de ação que pretende preservar e reintroduzir variedades tradicionais com potencial agronómico e comercial.
Com base nas coleções mantidas pela instituição, foram selecionadas variedades tradicionais de citrinos para a constituição de campos de pés-mãe, com vista à futura disponibilização de material vegetal para produção.
O processo envolve saneamento do material vegetal para eliminação de vírus e viróides, através de microenxertia in vitro — uma técnica realizada a partir de ápices caulinares — seguida de testes de sanidade vegetal com plantas indicadoras e métodos moleculares baseados na PCR, como é explicado no vídeo.
Esta abordagem permite promover a utilização produtiva do património genético tradicional, oferecendo aos agricultores variedades diferenciadas, com maior precocidade, mais tardias ou com características organoléticas singulares, potenciando a sustentabilidade e competitividade do setor agrícola regional.
O vídeo “Microenxertia de Laranjeiras” está disponível em duas versões — documental (10 min) e curta (em anexo, de 2 min) — e será divulgado através dos canais institucionais e redes sociais da CCDR Algarve e de outros parceiros do projeto A+E.
O principal objetivo desta série documental passa pela disseminação de conhecimento científico e promover a transferência de inovação para o setor agrícola, reforçando o papel da agricultura como ativo estratégico para o Algarve.
O projeto A+E é uma parceria da CCDR Algarve, I.P., Universidade do Algarve (UAlg), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA), Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL (AGRUPA), FRUSOAL – Frutas Sotavento Algarve, Lda, Fulgur IT, Lda, Nutribean, Lda, Mil Plantas – Produção e Comercialização de Plantas, Lda.
Fonte: CCDR Algarve