No ano em que se assinalam os 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes, Ponta Delgada Capital da Cultura 2026 lança, em parceria com a Bel Portugal, um projeto de arte pública que pretende prestar homenagem aos produtores de leite açorianos, aos animais e à ligação à terra. homenageia os produtores de leite açorianos, os animais e a ligação à terra.
A iniciativa insere-se na programação oficial da Capital da Cultura, assumindo-se como uma das peças centrais de um ano em que a cidade e a ilha de São Miguel serão palco de cruzamento entre tradição e vanguarda, comunidade e criação contemporânea. A escultura será instalada em espaço público, como tributo simbólico aos produtores que fazem parte da história e identidade açoriana.
Curadoria e processo de seleção
O autor da obra será escolhido através de um processo que decorre em duas etapas. Numa primeira fase, e sob a curadoria de José Maçãs de Carvalho (curador de artes visuais de Ponta Delgada 2026), foram selecionados quatro artistas – Cristina Ataíde (Portugal), Marcelo Moscheta (Brasil), João Miguel Ramos (Açores) e Sofia de Medeiros (Açores) – que apresentarão propostas originais para a escultura.
A escolha do autor da obra decorrerá em duas fases. Sob a curadoria de José Maçãs de Carvalho, curador de artes visuais de Ponta Delgada 2026, foram selecionados quatro artistas – Cristina Ataíde (Portugal), Marcelo Moscheta (Brasil), João Miguel Ramos (Açores) e Sofia de Medeiros (Açores) – que irão apresentar propostas originais para a escultura. Estas propostas serão avaliadas por um júri multidisciplinar, integrando representantes da Capital da Cultura, do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande e da Bel Portugal. O artista vencedor será anunciado a 18 de outubro, na Conferência “Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã”, um evento promovido pela Ponta Delgada – Capital Portuguesa da Cultura 2026.
Sustentabilidade e Cultura de mãos dadas
Para Katia Guerreiro, Comissária da PDL26, “Este projeto simboliza o espírito de PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura: a valorização do território, da sua cultura e das suas pessoas. Honrar os produtores de leite açorianos através da arte é também reforçar a identidade e a memória coletiva, num gesto que alia tradição, contemporaneidade e sustentabilidade.”
Paula Amaral, Responsável de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bel Portugal, acrescenta: “O Programa Leite de Vacas Felizes nasceu há 10 anos com a ambição de colocar o bem-estar animal, o apoio aos produtores e a qualidade do leite no centro da nossa missão. Anunciar este projeto no Dia Nacional da Sustentabilidade e em parceria com Ponta Delgada 2026 é especialmente simbólico: é uma forma de agradecer e homenagear todos os que fazem parte desta história e de reforçar o nosso compromisso com os Açores, com as suas gentes e com o futuro.”
A inauguração da peça está prevista para dia 20 Março 2026, Dia Mundial da Agricultura, em Ponta Delgada, no âmbito da programação oficial da Capital Portuguesa da Cultura.
Fonte: BEL