Hoje no REGIONAL RURAL …. Fogos? Associação Empresarial da Serra da Lousã exige medidas imediatas. Carlos Alves, Presidente da AESL- Associação Empresarial Serra da Lousã
lançou um comunicado que alerta para a Reconstrução da Serra da Lousã – AESL exige medidas imediatas e envolvimento das entidades locais. A Serra da Lousã viveu nos últimos dias uma das maiores catástrofes da sua história recente.
O fogo destruiu parte significativa do nosso território, afetando gravemente o pulmão da região, a sua atratividade natural e a base de muitos negócios locais que dependem diretamente da serra. Perante esta tragédia, a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã – exige que o Estado Central venha de imediato ao terreno, para ouvir as populações, os empresários e as entidades locais, garantindo que a estratégia de reconstrução seja orientada por quem conhece a realidade do território. É fundamental que sejam canalizados para a região fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030, de forma urgente e criteriosa, de modo a apoiar não só a recuperação ambiental da serra, mas também a revitalização do tecido empresarial. Muitos negócios dependem da atratividade do território e, sem medidas rápidas e eficazes, correm o risco de não resistir. A AESL manifesta a sua total disponibilidade para integrar grupos de trabalho e participar ativamente em todas as reuniões sobre este tema, defendendo sempre uma reconstrução com sentido, visão de futuro e sustentada na experiência de quem vive e trabalha diariamente neste território.