Cerca de 30 atividades científicas com microrganismos da água, do solo, dos alimentos e da saúde – tudo num ambiente de laboratório ao ar livre
No próximo dia 24 de setembro, os microrganismos vão estar em destaque na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, com uma iniciativa que convida centenas de alunos do ensino básico e secundário de todo o país a explorar o fascinante mundo invisível da microbiologia.
Esta Mostra do Microrganismo decorre entre as 9h30 e as 17h00 e propõe cerca de 30 atividades experimentais dinamizadas por professores e alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da Escola Superior de Biotecnologia e por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF). Esta é já a quarta edição do evento que, nos anos anteriores, reuniu mais de 1600 estudantes.
Ao longo do dia os participantes poderão realizar experiências que mostram o papel essencial dos microrganismos no ambiente (água e solo), na produção e segurança alimentar, na saúde humana e até na criação de produtos inovadores com aplicação industrial e científica. A mostra terá lugar num ambiente de laboratório instalado ao ar livre, proporcionando um contacto direito com a ciência num contexto acessível e interativo.
“Será um dia de sensibilização e contacto com diferentes microrganismos em contexto de laboratório, mas num espaço descontraído ao ar livre”, explicam Joana Barbosa e Joana Cristina Barbosa, investigadoras e membros da comissão organizadora.
Entre as atividades previstas destacam-se, entre outras propostas lúdico-científicas: Biomateriais no combate às feridas crónicas, Iogurtes: uma fonte de “bons microrganismos”, MicroCosmética, Do leite ao queijo, Um dia na vida de um Staphylococcus aureus, Microrganismos limpam águas residuais, BioArte – Leveduras como nunca as vimos, Foldscope, Combate ao Desperdício Alimentar, Gastronomia Molecular, Microalgas, Organização do Frigorífico e Roda dos Alimentos.
Para Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa: “ao abrir a faculdade a estudantes do ensino básico e secundário, estamos a cumprir a nossa missão de promover a literacia científica junto dos mais novos. Cabe-nos colaborar com todos os níveis de ensino porque nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), de que o país tanto precisa, não podemos esperar que os jovens cheguem à universidade para só então despertar o interesse e a motivação pelo conhecimento de qualidade.”
Celebrado anualmente a 17 de setembro, o Dia Internacional do Microrganismo assinala a data em que, em 1683, estes organismos foram descritos pela primeira vez por Antonie van Leeuwenhoek numa carta dirigida à Royal Society de Londres. Trata-se de uma efeméride que sublinha o papel positivo dos microrganismos na vida quotidiana.
“Pretendemos dar a conhecer vários exemplos práticos de como os microrganismos, embora invisíveis a olho nu, são parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde. De facto, apenas 43% das células do corpo humano são humanas, o resto são microrganismos”, sublinham as investigadoras.
Inscrição obrigatória até 1 de setembro
Mais informações e inscrições: O Dia Internacional do Microrganismo está de volta à ESB! | ESB (ucp.pt)