“Alentejo MAPPED” percorre a região numa viagem de bicicleta e junta enoturismo, cultura e a paisagem alentejana
A plataforma americana Wine Folly, uma referência mundial na divulgação e educação sobre vinhos, acaba de estrear a “Alentejo MAPPED”, uma série exclusiva dedicada à região vitivinícola que, através de uma viagem de bicicleta retrata o enoturismo, a cultura, a sustentabilidade e as paisagens típicas alentejanas.
Protagonizada por Madeline Puckette, cofundadora da Wine Folly e personalidade de destaque na comunicação de vinhos, esta produção acompanha uma viagem de bicicleta pela região, mostrando a autenticidade, a diversidade e o património do Alentejo enquanto destino vitivinícola.
A equipa da Wine Folly esteve no Alentejo em maio para uma semana intensa de visitas e encontros com produtores, para conhecer de perto a forma como preservam a tradição e, simultaneamente, inovam na produção dos vinhos que são já uma referência mundial. Este trabalho resultou numa série de três episódios que vão ser exibidos no canal oficial do YouTube da Wine Folly.
O primeiro episódio, lançado oficialmente no dia 14 de julho, concentra-se nas sub-regiões do Alentejo, mostrando a autenticidade dos vinhos de produtores como Esporão, Abegoaria, Herdade do Peso, Honrado Vineyards, Quinta do Paral, Mouchão, João Portugal Ramos, Dona Maria e Cabeças do Reguengo. Já na Rota dos Vinhos do Alentejo, a equipa teve a oportunidade de provar vinhos como o Rocim, Adega de Borba, Casa Relvas, Tiago Cabaço Winery e XXVI Talhas.
“Esta série representa uma oportunidade única para a promoção internacional do Alentejo, beneficiando do alcance significativo da Wine Folly, que não só conta com uma comunidade global de seguidores como é reconhecida pela qualidade dos seus conteúdos e rigor na apresentação dos temas relacionados com o mundo do vinho”, salienta Tiago Caravana, diretor de marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
O segundo episódio, previsto ser lançado a 25 de julho, vai retratar as sub-regiões da Granja-Amareleja e Vidigueira, com destaque para produtores como Abegoaria, Herdade do Peso, Honrado Vineyards e Quinta do Paral. Já o terceiro e último episódio visita as sub-regiões de Redondo, Estremoz, Borba e Portalegre, contando as histórias e mostrando os vinhos de produtores como Mouchão, João Portugal Ramos, Dona Maria e Cabeças do Reguengo.
A seleção dos produtores visitados foi criteriosamente feita pela equipa da Wine Folly e esta iniciativa vem reforçar a posição do Alentejo como uma das regiões vinícolas portuguesas de maior relevância e autenticidade, valorizando o seu património cultural e a ligação profunda dos seus produtores ao terroir.
Fonte: Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)