O Pingo Doce já reduziu, desde 2009, mais de 60 toneladas de sal, 2.095 toneladas de açúcar e 458 toneladas de gordura em produtos alimentares de Marca Própria. Estes números reforçam o compromisso do Pingo Doce na promoção da saúde através da alimentação, com o objetivo de disponibilizar aos clientes produtos que sejam nutricionalmente o mais equilibrados e saudáveis possível, sem nunca descurar o sabor.
O Pingo Doce foi pioneiro na reformulação de produtos alimentares com vista à redução gradual do teor de sal, gordura e açúcar e, em 2019, através da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, assinou o compromisso nesse sentido, no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, coordenada pela Direção-Geral da Saúde, cujos resultados foram divulgados hoje.
“Os produtos Pingo Doce fazem parte do dia a dia de milhares de famílias que confiam na nossa marca. Por isso, ao melhorarmos o perfil nutricional da nossa oferta, estamos a contribuir diretamente para uma alimentação mais saudável, através de produtos de qualidade, seguros e nutricionalmente equilibrados.” explica Armindo Lourenço, Diretor de Qualidade e Desenvolvimento de Marca Própria Pingo Doce.
A prioridade das reformulações nutricionais recai sobre produtos de grande consumo, que sejam percecionados como benéficos para a saúde ou sejam sobretudo consumidos por públicos infantis. Batatas fritas, salsichas de conserva, iogurtes, bolachas, molhos e sopas são alguns dos principais produtos alvo desta redução de sal, de gordura e de açúcar, que tem sido implementada de forma gradual ao longo dos anos, como explica Armindo Lourenço “Uma vez que pretendemos influenciar para um consumo mais responsável e com impacto positivo na saúde, as reformulações são implementadas de forma gradual para que não haja impacto no sabor e os produtos são testados sensorialmente para ir ao encontro das expectativas dos consumidores e, assim, transformar progressivamente os padrões alimentares.”
Em 2024, o Pingo Doce substituiu o sal marinho comum por sal iodado em todas as suas sopas, indo ao encontro de uma recomendação da Direção-Geral da Saúde, para a utilização de sal iodado como medida preventiva da carência de iodo, especialmente em grupos vulneráveis como as grávidas e as crianças até aos dois anos de idade.
Neste mesmo ano, as receitas dos cereais de pequeno-almoço e dos iogurtes Pingo Doce foram revistas e o teor de açúcar foi reduzido entre 12% e 49% (quase 25 toneladas de açúcar evitadas). Além disto, desde 2024 que os cereais de pequeno-almoço Pingo Doce contêm cereais integrais como ingrediente principal, uma meta alcançada dois anos antes do prazo que estava estabelecido.
Ainda no âmbito da melhoria contínua de produtos, o Pingo Doce foi o primeiro retalhista a completar o processo de eliminação dos intensificadores de sabor e corantes artificiais da totalidade dos seus produtos alimentares de Marca Própria. Desde 2023 que o Pingo Doce apresenta um sortido isento destes aditivos sem que isso influencie o sabor e o preço de venda.
Fonte: Pingo Doce