Vinte e um produtores de vinho do Alentejo participam na edição deste ano da ProWein, considerada a maior feira vitivinícola do mundo, que vai ter lugar em Düsseldorf (Alemanha), entre 10 e 12 de março, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que vai marcar presença no certame, sendo a região representada este ano por 21 produtores e 160 vinhos em prova.
“Este ano, o Alentejo estará em peso neste certame”, frisou a CVRA, destacando que, pela primeira vez, também irá participar na iniciativa a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA).
Uma ‘aliança’ para que, “além dos vinhos, também a excelência do enoturismo da região esteja em destaque”, disse a comissão vitivinícola.
No que à CVRA diz respeito, lembrou o presidente da comissão, Francisco Mateus, este será o 16.º ano de participação na ProWein.
A feira, considerada “a maior do mundo” nesta área, constitui “sempre uma mais-valia para espelhar numa montra internacional o que de melhor se produz em Portugal no setor vitivinícola”.
“Tendo sempre em mente que nestes eventos estão presentes tanto produtores como outros ‘stakeholders’, o nosso objetivo passa por reforçar a notoriedade da região, tanto ao nível da excelência dos nossos néctares, como pela oferta dos enoturismos”, reforçou Francisco Mateus.
Em 2023, o certame contou com 6.000 expositores, oriundos de 60 países, e recebeu 49.000 visitantes, de 141 nacionalidades distintas.
A CVRA, criada em 1989, é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
A comissão vitivinícola lembrou que o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% do valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.
Com uma área de vinha superior a 23.000 hectares, 30% da sua produção é exportada para cinco destinos principais: Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.
O Alentejo é uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de 2.000 anos.
A região é ainda detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
ProWein: Alentejo leva 160 vinhos à maior feira vitivinícola do mundo