A 5ª Celebração presencial do Dia Mundial das Abelhas vai ter lugar no próximo dia 20 de maio, em Vilarinho do Bairro, Anadia, mais precisamente em Aidos da Vila – Quinta Biológica e Pedagógica. Os Aidos da Vila apresentam-se como informais e permanentes cuidadores da Terra e as suas atividades agrobotânicas e apícolas, iniciadas em 1991, estão assentes na trilogia Trabalho / Alimentação / Saúde, e tem como projeto-lema a “(Re)Aproximação do Homem à Natureza”, no pressuposto de que “agir não é uma opção, mas um passo necessário para um verdadeiro futuro sustentável”.
É inquestionável a importância decisiva das abelhas para a viabilidade da espécie humana, não só pelos seis diferentes produtos da colmeia, de que se destaca o mel, como, sobretudo, pela atividade de polinização que viabiliza o nascimento contínuo de plantas e sementes que compõem a nossa dieta alimentar. De facto, existe uma simbiose exemplar entre as abelhas e as sementes, com benefício direto na vida dos seres humanos. Daí a necessidade de visibilizar e enfatizar o valor das Abelhas e também das Sementes.
Ao contrário do que se passa com as Sementes, as Abelhas têm, há alguns anos, o seu Dia Mundial assinalado no calendário, enquanto Património da Humanidade. No que toca à Semente também, nos últimos três anos, têm sido feitos contactos por Aidos da Vila com a Secretaria-Geral da ONU, com a FAO e com várias entidades públicas e privadas diretamente ligadas à Agricultura, Alimentação, Saúde e Ambiente. Todavia, o processo de candidatura junto da Unesco ainda não foi encetado, sendo desejável e consensual que se inicie no curto prazo.
Esta celebração será uma pontual oportunidade para um pouco de oxigenação mais sadia, a céu aberto e, nesta visita, apreender algo sobre a organização e comportamento das Abelhas. Na oportunidade, entrar no Banco de Sementes e Propágulos, devidamente monitorizado e com preparação e emissão do seu Index Seminum et Plantarum, de harmonia com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ICBN).
As inscrições (limitadas) serão aceites até 18 de maio.
Data: Sábado, dia 20 de maio de 2023
Local: Anadia
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.