45 anos de poder local: a gestão integrada das florestas

45 anos de poder local: a gestão integrada das florestas

Em 2017 Grande parte do Pinhal do Leiria ardeu num incêndio difícil de esquecer. 86% desta mata nacional, que tem 11 hectares e ocupa dois terços do concelho da Marinha Grande, ficou queimada. Dito de outra forma: 9 dos 11 hectares do Pinhal de Leiria arderam.

Vamos para o terreno conhecer o projeto ShareForest, liderado precisamente pela Universidade de Aveiro e coliderado pelo Politécnico de Leiria. Vai durar 3 anos, tem por objetivo envolver a sociedade civil, autarquias e várias entidades, em futuras decisões de recuperação, gestão, ordenamento e valorização das florestas portuguesas, reforçando assim os princípios de governança territorial, com a missão de prevenir futuros fogos. A reportagem é de Horácio Antunes.

Neste zoom que a Antena 1, em parceria com a Universidade de Aveiro, está a fazer aos desafios do poder local, no ano em que se assinalam 45 anos após as primeiras eleições autárquicas em democracia, identificámos 25 temas que constituem desafios de governança para os órgãos do poder local nos próximos 5 anos.

A coordenação científica deste projeto é do professor Filipe Teles, Doutorado em Ciências políticas, e docente na universidade de Aveiro, onde desempenha atualmente a função de pró-reitor para o desenvolvimento regional e política de cidades.

A gestão integrada das florestas

Para o investigador da Universidade de Aveiro, Jacob Keiser, o que o país faz nesta matéria, sobretudo em termos de prevenção, é insuficiente. Jacob Keiser considera que falta uma visão integrada que envolva os atores locais: desde os proprietários florestais, às autarquias, passando pela sociedade civil, setor do turismo, natureza, caça e não só. Para Jacob keiser, mais do que fazer grandes dissertações teóricas, é preciso levar as crianças à floresta, ensiná-las a colocar as mãos na terra, para perceberem a importância daquele património ambiental. A entrevista é de Cláudia Costa.

O artigo foi publicado originalmente em RTP.

Comente este artigo
Anterior Feira Agropecuária e do Cavalo de Santiago do Cacém em formato digital
Próximo Mais de 100 pequenos proprietários podem perder acesso a água em Odemira devido à escassez

Artigos relacionados

Nacional

Alltech promoveu formação sobre estratégias para a gestão sustentável do solo

“Estratégias para a gestão sustentável do solo” foi o tema de uma acção de formação técnica em Beja, […]

Suplementos

A chegada da Mercadona na Vida Económica – Suplemento Agrovida

Editorial Sã concorrência no retalho
A retalhista espanhola Mercadona definiu um plano de internacionalização que prevê a abertura, em 2019, de quatro supermercados no Grande Porto. […]

Nacional

PDR2020 colocou a concurso 34% da dotação nas florestas

O Programa de Desenvolvimento Rural colocou em concurso 185 milhões de euros de despesa pública para a floresta, um terço da dotação programada, […]