Foram libertados 21 exemplares juvenis de Tartaranhão-caçador, em Castro Verde, no âmbito do Plano de Emergência para a Recuperação do Tartaranhão-caçador (Circus pygargus). Trata-se de uma espécie migradora, que nidifica em Portugal, sendo a região do Alentejo uma das mais importantes para a sua reprodução.
O plano de emergência teve início no mês de março com a prospeção e localização de colónias e ninhos em áreas de produção de feno por parte do CIBIO/BIOPOLIS. A data de corte desta cultura forrageira coincide com a nidificação da Águia-caçadeira, pondo em risco ovos, crias e por vezes adultos também. A LPN desempenhou um papel importante no contacto com os proprietários e acompanhamentos dos trabalhos de corte de fenos em áreas reprodutoras da espécie e o ICNF terá coordenado as ações de resgate de ovos. Os ovos recolhidos foram encaminhados para um centro de criação (Gonçalo George Unipessoal, Lda.) onde foram incubados em instalações especializadas para o efeito.
Nesta fase, os ovos foram alvo duma monitorização constante, para que a incubação se realizasse com o adequado nível de temperatura e humidade e se maximizasse o sucesso da eclosão. Após o nascimento, no mesmo centro, iniciou-se o processo de alimentação das crias que se realizou em ciclos de quatro a cinco […]