A Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre organiza o 12º Encontro Nacional de Proteção Integrada (ENPI) na cidade de Elvas, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2023.
Sob o tema “Contributo da Proteção Integrada para os ODS”, o 12º ENPI pretende reunir especialistas, quer da área da investigação e ensino, quer da área da produção, bem como jovens estudantes interessados na proteção das plantas e produtos vegetais e aí analisar, partilhar conhecimento, propor e debater ideias e técnicas inovadoras de proteção das culturas e produtos agrícolas.
A redução do uso de pesticidas, através da utilização do conceito Nível Económico de Ataque (NEA) e da implementação da estimativa do risco, com novas técnicas de prospeção, deteção e modelos de previsão dos inimigos das culturas, bem como através de culturas menos dependentes da luta química, contribui inequivocamente para a sustentabilidade dos ecossistemas, e dessa forma ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Espera-se que deste encontro surjam ideias e diretrizes para o desenvolvimento de programas de investigação e inovação (I&I) em proteção das plantas e dos produtos vegetais, envolvendo a academia e o setor empresarial, em áreas como os novos mecanismos de defesa das plantas e os meios alternativos de proteção das culturas, onde se incluem, por exemplo, o design e desenvolvimento de novos produtos biológicos e a Biomimética.
O programa incluirá sessões com oradores convidados e comunicações orais e por painel, sobre as seguintes áreas temáticas:
Tema 1: Proteger as culturas no contexto das alterações climáticas e da globalização
Alterações climáticas e novos problemas fitossanitários: alterações nas dinâmicas populacionais dos inimigos das culturas e dos organismos auxiliares; novos inimigos, novas culturas e implicação nos ecossistemas.
Tema 2: Recuperar os conceitos “Estimativa do risco” e “Tomada de decisão” no contexto dos problemas emergentes
Novas tecnologias para deteção, diagnóstico e monitorização dos inimigos das culturas.
Tema 3: Mecanismos de defesa das plantas
Mecanismos de resistência – natural e induzida.
Tema 4: Meios alternativos de proteção
Novas soluções no combate aos inimigos das culturas; Introdução de novos agentes de proteção de origem biológica em Portugal.
Comunicação da aceitação de resumos – até 15 de julho de 2023
Inscrição normal – até 15 de julho de 2023
Inscrição agravada – após 15 de julho até 29 de outubro de 2023 (condicionada pelas vagas)
→ Mais informações ←
Data: 30 e 31 de Outubro de 2023
Local: Elvas