​Incêndio em Valpaços leva a evacuação de aldeia. Proteção Civil aguarda reforços

​Incêndio em Valpaços leva a evacuação de aldeia. Proteção Civil aguarda reforços

[Fonte: Rádio Renascença]

O incêndio que deflagrou esta sexta-feira, pelas 13h36, em Ervões, Valpaços, e que obrigou à evacuação de uma aldeia, já passou para o concelho vizinho de Chaves, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Neste momento, o fogo, com três frentes ativas, chegou a Gondar, em Chaves, distrito de Vila Real, sendo agora o “maior obstáculo” ao combate às chamas o “vento forte” e as suas mudanças de direção.

A aldeia de Valongo, no concelho de Valpaços, foi evacuada e pelo menos três casas destruídas pelo incêndio que está a ser combatido, às 21h30, por 370 bombeiros e 114 veículos.

A aldeia de Celeirós poderá ser também evacuada devido ao fogo, referiu a mesma fonte.

Segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real, o alerta para o incêndio em zona florestal na localidade do distrito de Vila Real foi dado às 13h36.

Autarca de Valpaços espera que vento não mude de direção para evitar “desastre”

O presidente da Câmara de Valpaços disse na noite desta sexta-feira esperar que o vento não mude de direção, porque, a acontecer, causará um “verdadeiro desastre” no concelho.

“Vamos ter muito trabalho. Esperamos que o vento não mude de direção”, porque, senão, “pode ser um verdadeiro desastre para o concelho que, até agora, já soma muitos prejuízos causados pelo fogo”, disse Amílcar Almeida à agência Lusa.

Ainda sem terem sido apurados os prejuízos causados, o autarca avançou que esses são “elevados”, nomeadamente ao nível das culturas.

“Os soutos foram muito afetados, há castanheiros totalmente consumidos pelas chamas que, infelizmente, já não vão produzir mais”, frisou.

O presidente da câmara sublinhou o trabalho dos bombeiros que, em terreno íngreme e muito arborizado, conseguiram, até agora, evitar prejuízos maiores.

Durante a tarde, o fogo chegou a ser combatido por seis meios aéreos.

[Notícia atualizada às 21h30]

Comente este artigo

O artigo ​Incêndio em Valpaços leva a evacuação de aldeia. Proteção Civil aguarda reforços foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Fogo na Sertã está a ceder lentamente aos meios de combate
Próximo Mário Moura: a história do chá dos Açores não cabe em 500 páginas

Artigos relacionados

Nacional

PME francesa do sector alimentar procura produtores de arroz biológico europeu

[Fonte: Agricultura e Mar]

Uma pequena e média empresa (PME) francesa do sector alimentar está à procura de produtores de arroz biológico europeu capazes de fornecer grãos de arroz (principalmente amido) e que sejam altamente qualificados no processo de polimento de grãos. […]

Últimas

Balanço Faunos: 44 patrulhas vigiam 46000 km por semana

[Fonte: MAFDR] Os ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capulas Santos, visitaram uma patrulha no terreno na Serra de Santo António, freguesia de Minde.

Durante a
visita participaram numa sessão de apresentação dos resultados da colaboração
entre as Forças Armadas e o Instituto da Conservação da Natureza e das
Florestas (ICNF). […]

Últimas

Portugal 2020: A promoção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa

[Fonte: ECO]

O Programa Interface, inserido na esfera do Portugal 2020, pretende promover esta ligação entre as instituições do ensino superior e o tecido empresarial português.

De acordo com a Comissão Europeia, a cooperação entre as empresas portuguesas e as universidades está […]