O MED, Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento surge da fusão do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas e do pólo CIBIO-InBIO, ambos centros da Universidade de Évora, com o Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo em Beja e o Meditbio - Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos, no Algarve.
A sua sede localiza-se no Campus da Mitra, uma herdade experimental com cerca de 285ha a 12 km da cidade de Évora e tem ainda 2 pólos, no Cebal em Beja e na Universidade do Algarve, em Faro.
O MED conta com cerca de 320 investigadores, dos quais 170 investigadores doutorados e 64 alunos de doutoramento.
A criação deste grande centro, proporciona o aumento de massa crítica de investigação, interdisciplinar, que se debruça sobre as questões da agricultura e ambiente numa perspectiva integrada, aumentando assim a capacidade de encontrar respostas às questões que se colocam na prática.
Através da cooperação com outras instituições de I&D nacionais e internacionais, o trabalho desenvolvido pelo MED permite concretizar os seus principais objectivos: compreender o complexo agro-ecossistema mediterrânico e promover a Inovação Tecnológica como forma de responder, de forma integrada, às necessidades sociais, económicas e técnicas no campo da agricultura, preservando ao mesmo tempo os recursos naturais e a qualidade ambiental.
O MED está activamente envolvido em Programas de Formação pós-graduada e aposta numa estreita ligação com a comunidade, promovendo de forma activa a disseminação do conhecimento científico.
← Voltar