O presidente executivo da ‘holding’ Winestone, do Grupo José de Mello, hoje anunciada, registou “bastante preocupação” com os impostos sobre vinhos, apontando que têm “um impacto enorme” no mercado nacional e no desenvolvimento de projetos.
“Olhamos para o tema com bastante preocupação, mas vamos aguardar o que é que realmente é fechado, mas qualquer subida de impostos, seja ela de que natureza for, e propriamente específica do produto vinho, tem um impacto enorme, seja no mercado nacional, seja no desenvolvimento dos projetos”, afirmou Pedro Pereira Gonçalves, num encontro com jornalistas em Lisboa.
O Grupo José de Mello anunciou hoje o lançamento da ‘holding’ Winestone, através da qual pretende “estar ao nível dos três maiores operadores” até 2030, tendo já alargado o seu portefólio através de aquisições ou contratos de exploração.
Questionado durante a apresentação da Winestone sobre os impostos no setor, o responsável da ‘holding’ registou que é “um setor de alguma forma endividado, e portanto, tem aqui uma série de impactos”.
Várias organizações lamentaram a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) em aumentar em 10% o Imposto sobre o Álcool e as Bebidas Alcoólicas (IABA), que se insere no Imposto Especial sobre o Consumo (IEC), tendo a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) criticado o que disse ser “uma manifestação evidente da gula fiscal do Governo”.
O IABA vai ter um aumento a rondar os 10% no próximo ano, segundo os cálculos da consultora EY com base na proposta do OE2024.
No caso das bebidas espirituosas o aumento do imposto será de 9,96%, enquanto nas cervejas rondará os 10% (com ligeiras variações percentuais tendo em conta os vários graus de Plato).
Também nas bebidas açucaradas o aumento da taxa do imposto previsto no OE2024 ascenderá aos 10%.
Esta subida supera as observadas nos últimos anos e contrasta com a ‘cristalização’ observada no período da pandemia.
A proposta de OE2024 vai ser debatida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro. A votação final global está agendada para 29 de novembro.