A Câmara Municipal de Oeiras vai homenagear o cientista Miguel Mota, um notável agrónomo que se destacou no estudo da Genética e foi autor de estudos inovadores sobre divisão celular. De 11 a 15 de abril estará patente ao público uma exposição que culminará com uma sessão evocativa sobre a vida e o trabalho do homenageado a quem se ficaram a dever grandes avanços na compreensão da Genética e da biologia celular das plantas. A iniciativa decorre no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras, por ocasião do centenário do nascimento do cientista. (…)
Miguel Eugénio Galvão de Melo e Mota (1922-2016), foi um dos principais investigadores mundiais na sua área de atividade e trabalhou em várias instituições internacionais, nomeadamente na Suécia, no País de Gales e nos Estados Unidos da América. Publicou centenas de artigos em diversos jornais e revistas científicas e de divulgação, destacando-se também pela defesa intransigente da investigação agronómica. Paralelamente, e até ao seu falecimento, desenvolveu uma intensa atividade cívica com a publicação de artigos de opinião em variadíssimos jornais e revistas, tanto portugueses como estrangeiros.
Foi Investigador na Estação Agronómica Nacional (EAN, hoje INIAV) entre 1955 e 1992, inicialmente em Sacavém (1955-1961). Na EAN foi ainda Diretor do Laboratório de Microscopia Eletrónica, e Chefe do Departamento de Genética. (…)
Ainda em vida, Miguel Mota recebeu vários prémios e distinções. Entre outros, destaca-se o Prémio Fulbright Biological Diversity, em 1986 e a homenagem, promovida em 2009, pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (atual IBMC-I3S), numa cerimónia em que participaram alguns dos maiores cientistas da área ao nível mundial. Em 2006 foi Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, pelo seu contributo pioneiro para a Genética de Plantas.
Na exposição vão estar patentes trabalhos académicos, correspondência, manuscritos e objetos pessoais do cientista.
Data: Sábado, dia 15 de abril de 2023
Local: Oeiras