A Ordem dos Engenheiros e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) organizam, no dia 5 de setembro, a partir das 14h30, um grande debate nacional dedicado à problemática da escassez de água em Portugal.
O evento, que decorrerá na Sede Nacional da Ordem, contará com a participação do Bastonário Fernando de Almeida Santos, dos Secretários de Estado do Ambiente e da Agricultura e do Vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, bem como com as intervenções dos representantes máximos das organizações do setor e de especialistas de renome.
A escassez de água em Portugal é uma preocupação crescente, resultante de um desequilíbrio no balanço hídrico, onde a procura supera a oferta disponível, podendo levantar questões de segurança hídrica. Este problema é exacerbado pelas secas cíclicas e pelo impacto das alterações climáticas, que intensificam o desequilíbrio hídrico e afetam significativamente o estado das massas de água.
Nos últimos 20 anos, a precipitação diminuiu cerca de 15%, com previsões de uma redução adicional de 10% a 25% até o final do século, uma tendência que também é observada em bacias partilhadas com a Espanha.
Esta situação é agravada pela assimetria regional da escassez em Portugal, devido tanto à redução das disponibilidades hídricas em certas regiões, quanto ao aumento da procura decorrente do crescimento de atividades económicas, agricultura, indústria e energia, que juntas consomem mais de 85% da água captada.
As situações de seca, particularmente desde 2017, destacaram cinco regiões mais expostas a este problema: Algarve, Alentejo Litoral, Tejo-Oeste, Sub-bacia do Dão-Lafões e Nordeste Transmontano, evidenciando a necessidade de medidas adaptativas e preventivas.
05 de Setembro 2023
14h30
Receção dos Participantes
15h00
Sessão de Abertura
José Pimenta Machado, Vice-presidente da APA
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE
Hugo Pires, Secretário de Estado do Ambiente
15h30
Enquadramento do tema
José Pimenta Machado, Vice-presidente da APA
16h00
Mesa Redonda
Moderação:
Carla Tomás, Expresso
Oradores:
Pedro Matos Soares, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL)
José Furtado, Presidente da Águas de Portugal
Vera Eiró, Presidente da ERSAR
Rogério Bacalhau, Vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional Municípios Portugueses (ANMP)
Rogério Ferreira, Diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR)
Francisco Ferreira, Presidente da Associação Zero
Rodrigo Oliveira, Instituto Superior Técnico (IST)
17h00
Debate
18h00
Sessão de Encerramento
José Pimenta Machado, Vice-presidente da APA
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE
Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura