A 2ªedição da LFA – Lisbon Food affair vai decorrer em 2024, em Lisboa, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre os dias 4 e 6 de Fevereiro.
A Lisbon Food Affair é um «Marketplace qualificado e inovador, destinado a um mercado em permanente evolução, que reúne empresas, start-ups, academias, I&D, nacionais e estrangeiras, dos sectores da alimentação e bebidas, canal horeca, máquinas, equipamentos e tecnologias para a indústria e distribuição alimentar», começa por anunciar a organização desta feira, a Fundação AIP.
É também um espaço de negócio e de partilha de conhecimentos e formação, onde as tendências de mercado, o consumo, as novas geografias de negócio e o próprio futuro do sector, estarão em debate.
A Lisbon Food Affair realizou a sua primeira edição em Fevereiro de 2023 com um balanço positivo, permitindo afirmar-se «como o mais importante evento que se realiza em Portugal, cumprindo o seu papel de montra de excelência e dinamizador da economia nacional».
Sabia que:
- A participação em 2023 das cerca de 200 empresas, nacionais e internacionais, traduziu-se numa taxa de concretização de negócios nos 80% e uma intenção de retorno de participação para a 2ªedição, acima dos 75%. (*)
- A LFA ocupa uma área de exposição de 20.000 m2;
- Promove a participação de mais de 500 Marcas de Produtos e Serviços;
- Através do Programa de Hosted Buyers, realiza através de plataforma certificada, mais de 200 reuniões com compradores internacionais;
- Organiza e promove em debate, temas do sector em conferências, acções de talks e showcooking;
Na avaliação por parte dos visitantes profissionais:
- 73,3% dos visitantes deslocaram-se à feira com intenção de fazer negócio;
- 87,1% afirma que a LFA contribui para a projecção e crescimento económico do sector;
- 92,2% tenciona repetir a visita na próxima edição em 2024;
- 89,7% recomendaria a visita a outros profissionais do sector;
A LFA – Lisbon Food Affair procura definir as suas estratégias de acordo com as orientações definidas também para todo o sector, colocando em evidência os factores da Inovação, Sustentabilidade e Internacionalização, como eixos prioritários do projecto.
Na Internacionalização, e sendo este um dos sectores estratégicos para a economia portuguesa, a Lisbon Food Affair tem como objectivo posicionar-se como a plataforma de negócios entre os quatro continentes, razão pela qual mantém como prioritário a organização de um programa de compradores internacionais e aposta na sua privilegiada condição como marketplace natural para o comércio alimentar com os países de influência portuguesa – Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique – totalizando mais de 300 milhões de potenciais consumidores.
Através do Programa de compradores internacionais realizaram-se na LFA 2023 mais de 200 reuniões com buyers de várias geografias.
Para 2024 já estão inscritos compradores internacionais de França, Brasil, Grécia, India, Chipre, USA, Espanha, Turquia, Canadá, Países Baixos, Angola, Bahrain, Omã, Tunísia e Marrocos.
Na vertente da Inovação e Sustentabilidade, todas as atenções concentram-se na LFA Innovation, que surge para apoiar e divulgar o esforço das empresas na concepção, desenvolvimento e lançamento no mercado de novos produtos.
«É a montra da Inovação, que dará a conhecer o tipo de inovação, bem como as tendências de mercado em que cada produto se destaca, por exemplo, saúde, praticabilidade, sabor, sustentabilidade», ressalva a organização.
A nossa revista é media partner do evento e estará presente durante os três dias de feira com stand.
A Lisbon Food Affair, evento promovido pela Fundação AIP, decorrerá de 4 a 6 de Fevereiro de 2024.
Mais informações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.