Uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a desenvolver um plano de comunicação de risco de incêndio direcionado à população rural. Este plano tem como propósito reduzir as ignições com origem em queimas, mitigando os respetivos impactos sociais e ambientais. Em paralelo, este estudo explora oportunidades de valorização do território.
Este estudo tem como objetivo criar as diretrizes para desenho de um plano de comunicação de risco eficaz e direcionado à população rural. Para tal, um inquérito foi desenvolvido com o propósito de reduzir as ignições de queimas, mitigando os impactos sociais e ambientais no futuro. Em paralelo, o estudo explora oportunidades na valorização dos espaços rurais, tópicos também abordados no inquérito.
Este estudo insere-se no âmbito do Projeto rePLANT (https://replant.pt/), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE2020.
Informações detalhadas:
– O inquérito tem uma duração aproximada de 10 a 15 minutos.
– A participação é voluntária e anónima, no qual os resultados poderão ser usados para relatórios, apresentações ou artigos científicos.
– Para informações adicionais sobre o presente questionário, por favor, entre em contato com a estudante Mayara Souza (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou com os orientadores deste projeto de investigação Prof. Abílio Pereira Pacheco e Prof. Jorge Grenha Teixeira.
– O link do inquérito é partilhável com familiares e amigos.
O inquérito pode ser acedido através do link, https://forms.gle/yMUSMDPsqc5ixaaV8
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.