Está ansioso por explorar as sinergias entre as ferramentas baseadas em Deep Tech e as competências empresariais para a promoção de soluções inovadoras no setor agroalimentar? Está pronto para promover o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração numa abordagem de multi-actores?
Bem-vindo ao DIP4Agri – um programa educativo e de orientação destinado a aumentar a competitividade na economia da UE e a reforçar a resiliência do setor agroalimentar.
Este curso excecional oferece palestras, apresentações de casos de utilização prática, sessões tutoriais e trabalho de equipa colaborativo, tudo cuidadosamente concebido para incentivar discussões aprofundadas e questionamentos sólidos. Este programa online de 60 horas, conduzido em inglês, terá lugar todas as sextas-feiras, de 15 de setembro a 10 de novembro. As horas de formação variam entre 8h na sessão inaugural e 6-7h nas sessões seguintes.
Para estabelecer um conhecimento básico comum, os estudantes participarão inicialmente em módulos introdutórios que abrangem vários domínios da Deep Tech. Esses módulos incluem uma sessão de 2 horas de Biotecnologia, Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática (IA&AA), Robótica e Tecnologia Limpa, respetivamente.
Após essa ampla introdução, os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimento na sua área preferida da Deep Tech. As opções incluem:
- Biotecnologia
- Introdução à biotecnologia
- Indicadores de saúde do solo
- Biorefinarias
- Tecnologias de fermentação
- Inteligência artificial e aprendizagem automática
- Introdução à IA&AA
- Gestão e análise de dados
- Algoritmos de classificação e agrupamento
- Análise de imagens/aprendizagem profunda
- Agricultura inteligente integrada
- Robótica
- Introdução à robótica aplicada na agricultura
- Recolha e tratamento de dados
- Robôs, sensores e satélites
- Braços de robô/imagem 3D
- Aplicações de robôs na gestão e valorização de subprodutos
- Tecnologia limpa
- Introdução à energia verde sustentável e às tecnologias limpas
- Energia: renováveis e eficiência
- Captura e armazenamento de carbono
Esta abordagem estruturada permite que os estudantes atinjam um nível elevado de proficiência na sua área de Deep Tech escolhida. Para promover o desenvolvimento de ideias de negócio sustentáveis, todos os participantes receberão formação em Metodologias de Transferência de Tecnologia e Análise do Ciclo de Vida.
No centro do programa está uma componente importante – o concurso de casos. Empresas agro-alimentares nacionais e internacionais de renome apresentarão desafios autênticos para os participantes resolverem. Os participantes irão, em colaboração, resolver estes problemas da vida real, selecionando um caso de utilização alinhado com os seus interesses e elaborando uma solução inovadora e um conceito de negócio. Sessões de mentoria dedicadas apoiarão este esforço. No final do curso, as equipas apresentarão as suas propostas a um júri. As propostas mais excecionais – até 8 equipas – serão elegíveis/qualificar-se-ão para receber uma orientação mais aprofundada e um prémio de 5.000 euros para a melhor proposta. Junte-se a nós nesta viagem para moldar o futuro da inovação agroalimentar através da Deep Tech e do empreendedorismo. Juntos, iremos fomentar o sucesso e a resiliência no sector, contribuindo para um panorama agroalimentar mais forte e vibrante na UE e não só.
Sobre o projeto DIP4Agri
O projeto é financiado pela Iniciativa HEI do EIT: Reforço das capacidades de inovação no ensino superior. Esta iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) tem por objetivo reforçar a capacidade empresarial e de inovação das instituições de ensino superior (IES) em toda a Europa através da integração de atividades de tecnologia profunda. No âmbito da Iniciativa HEI do EIT, o projeto receberá um financiamento de 350.000 euros, e decorrerá até dezembro de 2023, com a possibilidade de ser prorrogado por mais 6 meses. Fique atento a mais informações sobre este projeto!
Sobre a iniciativa HEI do EIT
A Iniciativa do EIT para as HEI é um objetivo fundamental do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia no âmbito da sua nova estratégia. A iniciativa visa apoiar as HEIs com conhecimentos especializados e orientação, acesso ao ecossistema de inovação do EIT, o maior da Europa, e financiamento, permitindo-lhes desenvolver planos de ação de inovação que complementem as necessidades de cada HEI. Este é o terceiro convite à apresentação de propostas da Iniciativa HEI do EIT e o seu primeiro convite com especial incidência na tecnologia profunda. Até à data, a iniciativa concedeu financiamento a mais de 60 projetos. O próximo convite à apresentação de propostas está previsto para o final de 2023.
Fonte: Food4Sustainability