As vendas dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 17,1% em 2022, atingindo os 1 300 milhões de euros.
Segundo a análise que a Informa D&B realizou a este setor, tanto a evolução favorável da despesa das famílias na restauração, como o crescimento da atividade turística contribuíram para esta evolução tão significativa.
As previsões a curto prazo apontam para a continuidade da tendência de crescimento do negócio deste setor, embora a um ritmo mais baixo do que no ano anterior.
Em 2021 operavam no setor português de grossistas de produtos alimentares um total de 8 888 empresas, o que apresenta uma ligeira redução de 0,4% face ao ano anterior. Cerca de 24% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando cerca de 17% do total.
A zona Norte concentra o maior número de empresas do setor, com cerca de 31% do total. A zona Centro e a de Lisboa acolhem perto de 27% e de 25% dos operadores, respetivamente.
O setor caracteriza-se pelo elevado grau de atomização (cerca de 90% das empresas têm menos de dez empregados), e são, na sua maioria, empresas familiares com um âmbito de atuação regional.
Dados Gerais, 2022
Número de empresas (a) | 8.888 |
Mercado (milhões de euros) (b) | 1.300 |
Número de empresas (% var. 2021/2020) | -0,4 |
Mercado em valor (% var. 2022/2021) | +17,1 |
(a) 2021. Empresas de comércio por grosso de produtos alimentares e bebidas. (b) corresponde exclusivamente às vendas ao canal de hotelaria. Exclui vendas ao canal alimentar e a outros canais.
Fonte: DBKInforma