O Dia Mundial da Alimentação, proclamado pela ONU em 1979, no âmbito da 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é celebrado a 16 de outubro desde 1981, e tem por objetivo promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.
As ações desenvolvidas pretendem neste sentido, alertar para a necessidade da boa gestão da produção alimentar, para as questões associadas à fome, pobreza e desnutrição no mundo e reforçar a cooperação económica, técnica e tecnológica entre países.
Em 2023, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema a “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” | Consulte aqui o documento
Veja e partilhe o vídeo promocional
A água cobre cerca de 71% da superfície da terra e cerca de 600 milhões de pessoas dependem, pelo menos parcialmente, dos sistemas alimentares aquáticos.
Apenas 2,5% da água é doce, tendo os recursos de água consumível por pessoa diminuído 20% nas últimas décadas. A disponibilidade e a qualidade da água estão a deteriorar-se rapidamente devido a décadas de mau uso e gestão, devido à extração excessiva de água subterrânea, à poluição e às mudanças climáticas.
Atualmente 2,4 mil milhões de pessoas vivem em países com stress hídrico, correndo-se o risco de esgotar este recurso precioso a um ponto sem retorno.
A nível mundial, atualmente é importante a produção de mais alimentos e outros produtos agrícolas essenciais, gerindo melhor o recurso água, garantir que a água é distribuída equitativamente e que os sistemas alimentares aquáticos são preservados. Para isso, os governos devem apoiar políticas com mais investimentos, legislação, tecnologias e capacitação, e o incentivo aos agricultores e ao setor privado a participarem em soluções integradas para o uso e a conservação mais eficiente da água.
A data é assinalada pela FAO através da organização de um conjunto de eventos e iniciativas, relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de um vasto conjunto de países:
- Cerimónia oficial
- Evento para público Juvenil
- Experiência interativa com água
- Concurso para cartazes
Saiba mais na página da FAO
O artigo foi publicado originalmente em GPP.