A redução percentual do sal foi bastante superior à do setor.
Focado na promoção e reflexão sobre a Alimentação Saudável, o Continente anuncia que vai promover uma grande conferência dedicada a este tema no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro.
O Continente, enquanto membro pioneiro dos retalhistas integrantes do compromisso promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), congratula-se com a reformulação levada a cabo pela indústria alimentar e pelo retalho, que resultou na redução global de 14,8% no teor médio de sal e de 20,8% no teor médio de açúcar (g/100 g), entre os anos de 2018 e 2023, em vários alimentos à venda em Portugal.
Nesse mesmo período, o Continente conseguiu reduzir em 25,7% o teor médio de sal, ou seja, mais de 10 pontos percentuais face à média do setor. A marca alcançou um teor médio de sal de 0,95 por 100 g nas categorias monitorizadas (pizzas, cereais e batatas fritas), abaixo da média do sector.
Para estes resultados, contribuíram equipas multidisciplinares do Continente e dos seus parceiros fornecedores, que procuraram encontrar soluções equilibradas e sustentáveis, com recurso a ingredientes alternativos naturais, e que facilitassem a aceitação/adesão dos clientes às fórmulas melhoradas, atestadas através de painéis de auscultação e provas sensoriais com consumidores.
No que toca às sopas, um alimento fulcral na dieta dos portugueses, as reduções de sal foram alcançadas através da substituição parcial por ervas aromáticas e especiarias, com o objetivo de não comprometer o sabor e manter a aceitação sensorial.
No que diz respeito ao açúcar, foram implementadas estratégias diferenciadas por segmento, focadas em reduções graduais.
Conscientes de que os cereais de pequeno-almoço e os néctares são, muitas vezes, consumidos por crianças, o Continente não recorreu ao uso de edulcorantes como ingrediente substituto do açúcar, mas sim à redução gradual de açúcares adicionados.
Também os laticínios (iogurtes, leites fermentados e leites achocolatados) contaram com uma redução faseada do açúcar, realizada para assegurar a melhor aceitação por parte dos consumidores, tendo a marca conseguido reduzir em 21,6% o teor médio de açúcar, acima do sector. Nos iogurtes de fruta, em particular, foi aumentado o teor da polpa para garantir o perfil de doçura, o que representou um incremento de custo, que não foi transferido para o consumidor final.
Face à preocupação da marca em garantir uma oferta cada vez mais saudável, nas 11 categorias de produtos alimentares analisadas no Estudo, o Continente destacou-se nos segmentos de cereais de pequeno-almoço, laticínios e bebidas, onde, em cada reformulação, privilegiou soluções sustentáveis e equilibradas.
Desde 2018, com base numa estratégia alargada e de longo prazo da marca, que tem o compromisso de contribuir para a saúde e o bem-estar das famílias em Portugal, melhorámos de forma transversal o perfil nutricional de toda a nossa gama, reduzindo e/ou retirando ingredientes indesejáveis da formulação dos nossos produtos: reformulámos mais de 650 produtos, retirámos 1 500 toneladas de açúcar, 125 toneladas de sal, 445 toneladas de gorduras saturadas, e removemos o óleo de palma de 112 produtos. Sempre sem comprometer o sabor.
“Ao longo destes cinco anos, trabalhámos de forma transversal em toda a nossa gama, com foco na reformulação e na ampliação da oferta de produtos nutricionalmente equilibrados. Reconhecemos que a reformulação implica ajustes de fórmula muitas vezes complexos e, por isso, estamos extremamente orgulhosos dos progressos alcançados, que nos permitiram oferecer soluções mais equilibradas e sustentáveis a longo prazo, sem nunca descurar o sabor, e contribuindo para estratégia alargada de promoção de uma alimentação mais saudável”, afirma Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing do Continente.
Não estando o caminho pela alimentação saudável das famílias terminado, o Continente anunciou recentemente o reforço do seu compromisso com a promoção da alimentação saudável, continuando o trabalho de melhoria contínua do perfil nutricional dos produtos de marca própria e amplificando a sua oferta especializada sob a marca Continente Equilíbrio, que deverá aumentar a sua gama de produtos em mais de 50%, alcançando os 300 produtos até 2027, e superando os 100 milhões de euros em vendas.
“Conscientes de que a luta contra a obesidade ainda não acabou, independentemente destes extraordinários resultados, vamos continuar focados no nosso compromisso e responsabilidade de contribuir para um estilo de vida mais saudável”, acrescenta a diretora de marketing do Continente.
Como parte deste caminho, enquanto líder do retalho em Portugal, o Continente convida toda a sociedade à reflexão sobre o impacto da alimentação, promovendo a conferência “Alimentação e Saúde: Um desafio para toda a gente”, no dia 16 de outubro de 2025, Dia Mundial da Alimentação.
Fonte: Continente