AGROPORTAL-LOGOTIPO-header-1
Conheça o projeto Limpa e Aduba da Celpa
Biond

Centro PINUS e ZERO atualizam barómetro de investimento florestal

centro pinus
Numa análise ao cumprimento das metas das políticas florestais públicas, as duas entidades alertam para a baixa implementação da gestão florestal, rearborização e diversificação da floresta. Sinal Ligeiro aumento da execução do programa de financiamento PDR2020 Sinal Gestão de combustível, rearborização e diversificação da floresta O Barómetro de Investimento Florestal é um índice numérico que permite aferir a evolução anual …

Associações alertam para execução de políticas florestais abaixo das metas

Associações alertam para execução de políticas florestais abaixo das metas
A execução de políticas florestais ainda está abaixo das metas definidas, alertaram hoje a associação ambientalista Zero e o Centro Pinus, responsáveis pelo Barómetro de Investimento Florestal. “O Barómetro de Investimento Florestal 2024 demonstra que a execução das políticas florestais continua, na generalidade, abaixo das metas políticas definidas”, afirmaram as duas instituições, em nota de imprensa enviada à agência Lusa. …

Multado em dez mil euros por despejar lixo na floresta

Multado em dez mil euros por despejar lixo na floresta
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), identificou um homem, com 47 anos, por abandono de resíduos Continue a ler este artigo no Jornal de Notícias.

Desafios e Soluções para uma Economia Sustentável na UE: Diretiva RED II e a Certificação

Desafios e Soluções para uma Economia Sustentável na UE: Diretiva RED II e a Certificação
O acesso a matérias-primas sustentáveis baixas em carbono é um dos principais desafios para alcançar uma economia hipocarbónica na UE até 2050. Para aproveitar o potencial da biomassa e contribuir para a descarbonização, através da sua utilização como biocombustível, é necessário recorrer à utilização sustentável da madeira e recursos agrícolas existentes, ao desenvolvimento de novos sistemas florestais e de produção agrícola, e à conversão eficiente, em energia em calor, para maximizar a segurança energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), diminuindo a pressão sobre estes recursos.
A Diretiva RED II reforça o regime de sustentabilidade da bioenergia e de redução das emissões de GEE e prevê regras específicas para os combustíveis biomássicos produzidos a partir de biomassa florestal, exigindo a sustentabilidade das operações de abate e a contabilização das emissões decorrentes da alteração do uso do solo.
No que toca às emissões de GEE, os operadores abrangidos pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão têm de garantir o cumprimento dos Critérios da Diretiva para aplicarem um fator de emissão zero à biomassa utilizada como biocombustível para a produção de eletricidade ou calor.
Por outro lado, os critérios RED II para extração de biomassa florestal, delineados no artigo 29 da Diretiva, exigem que o país de origem tenha legislação e sistemas de controlo garantindo a legalidade da colheita, regeneração da floresta, proteção das áreas designadas, preservação da qualidade do solo e biodiversidade, e manutenção da capacidade de produção a longo prazo. Os operadores devem utilizar sistemas de gestão florestal para comprovar a origem sustentável da biomassa, assegurando precisão, confiabilidade e proteção contra fraudes.
A certificação FSC® (Forest Stewardship Council) assegura a rastreabilidade dos produtos florestais desde a floresta até ao consumidor final, e desempenha um papel relevante no cumprimento da Diretiva RED II. Ao estabelecer critérios rigorosos para a gestão florestal responsável, com proteção e promoção da biodiversidade, regeneração das florestas e preservação dos solos, garante que a biomassa tem origem sustentável.
A certificação PEFC evidencia o compromisso das empresas com a preservação florestal na sua cadeia de abastecimento, garantindo a origem sustentável da biomassa. O PEFC está em processo de reconhecimento, pela Comissão Europeia, como um dos sistemas voluntários para as organizações declararem a conformidade com a RED II, abrangendo material lignocelulósico florestal, incluindo resíduos e detritos, e os combustíveis de biomassa produzidos a partir deste material. Da série de normas PEFC 5000 destacamos a PEFC ST 5002 que permite que organizações adquiram material lignocelulósico e usem a certificação PEFC para demonstrar conformidade com a RED II. Baseando-se na norma de Cadeia de Custódia ­PEFC, facilita a integração dos requisitos RED II em processos e auditorias. As organizações que pretendam certificação PEFC RED II devem possuir certificado de cadeia de custódia PEFC ou obtê-lo simultaneamente. A PEFC ST 5003 define requisitos para organismos de certificação, enquanto a ­PEFC ST 5004 estabelece requisitos para avaliações de risco de sustentabilidade RED II, reconhecidas pelo PEFC.
A APCER está acreditada para verificações CELE e certificação FSC® COC e PEFC e disponibiliza formação especifica de acordo com as necessidades de cada organização.

Altri convoca assembleia-geral para votar distribuição de 51 ME em dividendos

Altri convoca assembleia-geral para votar distribuição de 51 ME em dividendos
A Altri agendou uma assembleia-geral de acionistas para o dia 03 de maio, no Porto, na qual irá votar, entre outros pontos, os resultados de 2023 e a distribuição de mais de 51 milhões de euros em dividendos, foi hoje comunicado ao mercado. De acordo com a informação hoje enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os acionistas …

Cultura de segurança rumo aos zero acidentes

Cultura de segurança rumo aos zero acidentes
O 2º Seminário Segurança no Trabalho Florestal discutiu como “Trabalhar em segurança para ganhar em produtividade”.

Aldeia da Guarda desafia empresas a apadrinhar reflorestação de mata centenária

Aldeia da Guarda desafia empresas a apadrinhar reflorestação de mata centenária
Os Baldios de Valhelhas, no concelho da Guarda, estão a promover a reflorestação de uma mata centenária destruída pelo incêndio de agosto de 2022 na serra da Estrela, desafiando as empresas a apadrinhar o projeto. “O nosso objetivo é recuperar aquela mata que esteve ali durante 113 anos até arder. Tinha sido plantada pelos nossos avós e bisavós e a …

Prémio Floresta distingue trabalho da RTP

Prémio Floresta distingue trabalho da RTP
A jornalista da RTP Daniela Santiago, o repórter de imagem Hugo Antunes e o editor de imagem Samuel Freire foram profissionais distinguidos com o Prémio Floresta é Sustentabilidade. São premiados projetos e trabalhos que contribuem para a sustentabilidade e desenvolvimento da fileira florestal.

Árvore Europeia do Ano 2024 é uma faia da Polónia

Árvore Europeia do Ano 2024 é uma faia da Polónia
Duas faias e uma oliveira colocaram a Polónia, a França e a Itália no pódio do Concurso Árvore Europeia do Ano 2024. A camélia-japoneira que representou Portugal conquistou o quarto lugar. A vencedora do Concurso Árvore Europeia do Ano 2024 é uma faia-comum (Fagus sylvatica) e chamam-lhe o “Coração do Jardim”. O nome deve-se à

Floresta: Plataforma de apoio à Ocupação Compatível das Faixas de Gestão de Combustível

Floresta: Plataforma de apoio à Ocupação Compatível das Faixas de Gestão de Combustível
O CoLAB ForestWISE®, em parceria com E-REDES, apresentou a plataforma de apoio à tomada de decisão na implementação de áreas consideradas como Ocupação Compatível em troços das Faixas de Gestão de Combustível A CAP e algumas das suas associadas assistiram à apresentação desta plataforma e das metodologias envolvidas. Este instrumento de apoio à gestão identifica de forma não vinculativa, para …

Agência da ONU vai ajudar setor florestal do Uganda com 15 ME da União Europeia

Agência da ONU vai ajudar setor florestal do Uganda com 15 ME da União Europeia
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comunicou hoje que vai ajudar o Uganda a tornar o seu setor florestal mais sustentável através do financiamento de 15 milhões de euros da União Europeia. A iniciativa quinquenal 'Cadeias de Valor Sustentáveis à Base de Madeira no Uganda', que será implementada pela FAO, "tem como objetivos assegurar …

Área ardida em 2023 na UE é duas vezes maior do que o Luxemburgo

Área ardida em 2023 na UE é duas vezes maior do que o Luxemburgo
A época de incêndios de 2023 foi das piores na União Europeia (UE), informa um relatório divulgado hoje pela Comissão Europeia, com uma área ardida duas vezes superior à do Luxemburgo. Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que no ano passado arderam 504.002 hectares, “uma área que é o dobro da do Luxemburgo”. “O relatório dá conta de que os …

Análise de Ciclo de Vida confirma superioridade ambiental das rolhas naturais da Amorim Cork

Análise de Ciclo de Vida confirma superioridade ambiental das rolhas naturais da Amorim Cork
Pegada negativa das rolhas Naturity revela-se como um importante aliado na descarbonização do setor vitivinícola A supremacia ambiental das rolhas naturais de cortiça produzidas pela Corticeira Amorim é clara na “Análise do Ciclo de Vida" (ACV) elaborada pela PwC a pedido do líder mundial de rolhas para vinho. Analisando três tipos de obturadores, a rolha Naturity® e dois vedantes artificiais …

Moçambique leva defesa da Floresta de Miombo a conferência em Washington

Moçambique leva defesa da Floresta de Miombo a conferência em Washington
A Floresta de Miombo, que cobre dois milhões de quilómetros quadrados e abrange onze países da África Austral, incluindo Moçambique e Angola, vai ser tema de uma conferência internacional em Washington, na próxima semana, coorganizada pelo Governo moçambicano. A conferência vai decorrer a 16 e 17 de abril na capital norte-americana e resulta da iniciativa do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, …

Sabugueiro: um arbusto nativo, uma cultura com potencial

Sabugueiro: um arbusto nativo, uma cultura com potencial
O sabugueiro é um arbusto ou pequena árvore que cresce um pouco por toda a Europa. As suas folhas, flores e bagas têm várias aplicações, embora o interesse pela espécie esteja atualmente mais concentrado nas suas bagas. Com potencialidade de utilização na medicina, nutracêutica e alimentação saudável, a espécie começa a despertar interesse como cultura

Incêndios: GNR desafia alunos a plantar e apadrinhar árvores em Murça

Incêndios: GNR desafia alunos a plantar e apadrinhar árvores em Murça
A GNR desafiou alunos para uma plantação e apadrinhamento de árvores numa área ardida, em Murça, para sensibilizar os mais novos para a proteção da floresta e prevenção de incêndios. Alunos e professores, guardas, bombeiros, sapadores florestais, elementos do município e da Cruz Vermelha juntaram-se esta manhã na zona de Mascanho, concelho de Murça, uma área atingida pelo grande incêndio …

Cooperação transfronteiriça proporcionou plantação de mil pinheiros-silvestres na Serra do Xurés

Cooperação transfronteiriça proporcionou plantação de mil pinheiros-silvestres na Serra do Xurés
Contando com presença do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e do Vice-Presidente, Adelino Cunha, o Parque Nacional da Peneda-Gerês promoveu, em conjunto com o Parque Natural Baixa Limia- Serra do Xurés, uma ação de reflorestação em que foram plantados um total de 1000 exemplares de pinheiros-silvestres (Pinus Sylvestris), árvores provenientes

Live: Florestas e Biodiversidade

Live: Florestas e Biodiversidade
As florestas são reservas de grande biodiversidade, do subsolo às copas, e a biodiversidade mantém as floretas saudáveis. Uma relação simbiótica, que, quando em harmonia, garante um melhor futuro para o Planeta. O Núcleo Regional de Combate à Desertificação do ICNF-Alentejo, o Município de Estremoz e a ADPM Mértola, organizam um dia de discussão e partilha sobre a Floresta e …
CBRE
Spintor
Syngenta

Conheça o nosso dossier Florestas.

Crédito Agrícola
AGROGES
Leia as últimas notícias em
www.agroportal.pt
facebook twitter linkedin instagram