Vinho Madeira parte em acções promocionais a Londres e Paris

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realiza na próxima semana várias acções promocionais do Vinho Madeira nas cidades de Londres e Paris. Este será promovido através da realização de provas e masterclass dirigidos exclusivamente a profissionais do sector vínico francês e inglês, bem como através da realização de um jantar de harmonizações de Vinho Madeira com iguarias da cozinha francesa.

Estes mercados ocupam os lugares cimeiros da tabela de exportações do Vinho Madeira, tendo um peso de cerca de 32% no valor total, o que equivaleu, em 2016, a um volume de negócios de 5,597 milhões de euros.

O périplo destas acções terá o seu início na cidade de Londres, no dia 16, e os dias 17 e 18 de Outubro serão reservados para a capital francesa, revela fonte do Governo Regional da Madeira.

O programa das provas e masterclass é semelhante nas duas cidades, iniciando-se às 15h30 com a realização de provas abertas que decorrerão até as 19 horas e onde os convidados poderão degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada cidade. Simultaneamente, decorrerão dois masterclass sobre o Vinho Madeira, em cada uma das cidades, que incluirão a apresentação de Região Vitícola da Madeira, com caracterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o que será realizada uma prova comentada do Vinho Madeira.

De referir que estes masterclass contarão com a presença do conceituado crítico de vinhos, Alexandre Lalas, como orador.

Jantar de degustação

Com o intuito maximizar a presença do Vinho Madeira no mercado francês e de reforçar a grande versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizar com a gastronomia, o IVBAM promove um jantar de degustação de Vinhos Madeira com a cozinha francesa no restaurante francês – Le Petit Sommelier- afamado pela sua cozinha e pela sua excelente carta de vinhos.

O jantar contará com cinco iguarias francesas, preparadas especialmente para harmonizarem com os vinhos Madeira que serão servidos no jantar. Os convidados para este jantar são todos pessoas influentes no sector vínico francês, entre sommeliers, importadores, jornalistas, opinion leaders, hoteleiros, restaurateurs; etc, acrescenta a mesma fonte.

Nestas acções promocionais do Vinho Madeira, para além de um representante do IVBAM estarão representadas as empresas: Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justinos Madeira Wines; Henriques & Henriques; Pereira de Oliveira; HMBorges e CAF-Madeira Vintners.

A aposta promocional nestes mercados europeus “prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que estes dois mercados ocupam os lugares cimeiros da tabela de exportações do Vinho Madeira, tendo um peso de cerca de 32% no valor total, o que equivaleu, em 2016, a um volume de negócio de 5.597.141 euros”, afirma a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

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