UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

[Fonte: ffl revista]

Está on-line até 17 de Novembro um inquérito onde agricultores ou outras partes interessadas poderão dar a sua visão sobre a forma como funciona a cadeia de abastecimento alimentar.

A iniciativa partiu da Comissão Europeia, através do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em Janeiro de 2016 pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e quer assegurar uma maior justiça na repartição dos ganhos por parte de todos os elementos que integram a cadeia de abastecimento alimentar.

Os mais prejudicados serão os operadores mais pequenos, como os agricultores e pequenas empresas, devido às diferenças no poder de negociação face a grupos mais fortes.

Aliás, este inquérito surge no leque de medidas recomendadas pelo AMFT para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Phil Hogan destaca nesta cadeia o papel dos agricultores, pois sem eles não haveria alimentos para transformar, vender ou consumir. No entanto, considera que são frequentemente o elo mais fraco.

A Comissão Europeia está interessada em recolher contribuições para avaliar a necessidade e a conveniência de eventuais medidas a tomar a nível da UE para tratar e regulamentar as práticas comerciais desleais no domínio agro-alimentar.

Comente este artigo

O artigo UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Firme phytosanitaire Phyteurop passe sous contrôle de Sofagri, holding de coopératives françaises
Próximo [Vient de paraître] Terre-net Magazine Les pneumatiques qui vous emmèneront loin

Artigos relacionados

Sugeridas

NASA prepara-se para a vida em Marte com estufa agrícola

[Fonte: Correio da Manhã]

Os cientistas e engenheiros agrícolas da NASA criaram um protótipo de uma estufa insuflável que consegue fazer crescer plantações no espaço.
A ideia é tornar sustentável a vida em Marte.
A estrutura foi criada para plantar alimentos, […]

Nacional

Frimor – Feira Nacional da Cebola arranca a 30 de Agosto em Rio Maior

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Frimor – Feira Nacional da Cebola decorre de 30 de Agosto a 3 de Setembro no Pavilhão Multiusos de Rio Maior. E este ano, na exposição agro-alimentar, não estarão apenas representadas empresas do concelho, mas também empresas internacionais nas áreas da ciência, […]

Últimas

Fundo de apoio para áreas afetadas pelos incêndios irá ter verbas públicas e privadas

Lisboa, 22 jun (Lusa) — O fundo de apoio à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, hoje aprovado, irá agregar verbas públicas e doações privadas, disse à Lusa fonte do Governo.

A mesma fonte esclareceu que o fundo irá […]