UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

[Fonte: ffl revista]

Está on-line até 17 de Novembro um inquérito onde agricultores ou outras partes interessadas poderão dar a sua visão sobre a forma como funciona a cadeia de abastecimento alimentar.

A iniciativa partiu da Comissão Europeia, através do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em Janeiro de 2016 pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e quer assegurar uma maior justiça na repartição dos ganhos por parte de todos os elementos que integram a cadeia de abastecimento alimentar.

Os mais prejudicados serão os operadores mais pequenos, como os agricultores e pequenas empresas, devido às diferenças no poder de negociação face a grupos mais fortes.

Aliás, este inquérito surge no leque de medidas recomendadas pelo AMFT para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Phil Hogan destaca nesta cadeia o papel dos agricultores, pois sem eles não haveria alimentos para transformar, vender ou consumir. No entanto, considera que são frequentemente o elo mais fraco.

A Comissão Europeia está interessada em recolher contribuições para avaliar a necessidade e a conveniência de eventuais medidas a tomar a nível da UE para tratar e regulamentar as práticas comerciais desleais no domínio agro-alimentar.

Comente este artigo

O artigo UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Firme phytosanitaire Phyteurop passe sous contrôle de Sofagri, holding de coopératives françaises
Próximo [Vient de paraître] Terre-net Magazine Les pneumatiques qui vous emmèneront loin

Artigos relacionados

Nacional

LPN promove ciclo de debates “Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades”

[Fonte: Agricultura e Mar]
A LPN —  Liga para a Protecção da Natureza está a organizar um ciclo de debates intitulado “Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades”, a realizarem-se a 23 e 30 de Novembro e a 6 e 14 de Dezembro 2017, […]

Nacional

Gazeta Rural – N.º 302 – 30 de Setembro de 2017

[Fonte: Gazeta Rural]

<!–Gazeta Rural – N.º 302 – 30 de Setembro de 2017 | Gazeta Rural

Comente este artigo
O artigo Gazeta Rural – N.º 302 – 30 de Setembro de 2017 foi publicado originalmente em Gazeta Rural […]

Últimas

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior encerra celebrações do 31º Aniversário  da UTAD

[Fonte: Gazeta Rural]
Portão principal entrada da UTAD
As comemorações incluem diversos eventos e ficarão marcadas pela homenagem ao mentor da candidatura do Douro a Património Mundial, Miguel Cadilhe.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai celebrar 24 de março  […]