UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

[Fonte: ffl revista]

Está on-line até 17 de Novembro um inquérito onde agricultores ou outras partes interessadas poderão dar a sua visão sobre a forma como funciona a cadeia de abastecimento alimentar.

A iniciativa partiu da Comissão Europeia, através do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em Janeiro de 2016 pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e quer assegurar uma maior justiça na repartição dos ganhos por parte de todos os elementos que integram a cadeia de abastecimento alimentar.

Os mais prejudicados serão os operadores mais pequenos, como os agricultores e pequenas empresas, devido às diferenças no poder de negociação face a grupos mais fortes.

Aliás, este inquérito surge no leque de medidas recomendadas pelo AMFT para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Phil Hogan destaca nesta cadeia o papel dos agricultores, pois sem eles não haveria alimentos para transformar, vender ou consumir. No entanto, considera que são frequentemente o elo mais fraco.

A Comissão Europeia está interessada em recolher contribuições para avaliar a necessidade e a conveniência de eventuais medidas a tomar a nível da UE para tratar e regulamentar as práticas comerciais desleais no domínio agro-alimentar.

Comente este artigo

O artigo UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Firme phytosanitaire Phyteurop passe sous contrôle de Sofagri, holding de coopératives françaises
Próximo [Vient de paraître] Terre-net Magazine Les pneumatiques qui vous emmèneront loin

Artigos relacionados

Nacional

Produto Interno Bruto aumentou 1,4% em volume no ano de 2016

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Produto Interno Bruto (PIB) atingiu cerca de 185 mil milhões de euros em termos nominais, em 2016, tendo registado um aumento de 1,4% em volume, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) que o verificado no ano anterior.
Segundo avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), […]

Nacional

Agrobio em Loures com a A2S para workshop sobre agricultura biológica

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, vai estar em Loures, no próximo dia 7 de Fevereiro com o Workshop “Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável”, numa parceria com a Câmara Municipal de Loures e com a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia. […]

Nacional

Governo reforça Fundo Florestal Permanente com três milhões de euros

O montante a disponibilizar pelo Governo será usado para reforçar a contrapartida nacional destinada a financiar projetos de investimento florestal apoiados a nível europeu.

O Governo vai disponibilizar até três milhões de euros, a serem concedidos pelo Fundo Florestal Permanente, para reforçar a contrapartida nacional destinada a financiar projetos de investimento florestal apoiados a nível europeu. […]