UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

[Fonte: ffl revista]

Está on-line até 17 de Novembro um inquérito onde agricultores ou outras partes interessadas poderão dar a sua visão sobre a forma como funciona a cadeia de abastecimento alimentar.

A iniciativa partiu da Comissão Europeia, através do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em Janeiro de 2016 pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e quer assegurar uma maior justiça na repartição dos ganhos por parte de todos os elementos que integram a cadeia de abastecimento alimentar.

Os mais prejudicados serão os operadores mais pequenos, como os agricultores e pequenas empresas, devido às diferenças no poder de negociação face a grupos mais fortes.

Aliás, este inquérito surge no leque de medidas recomendadas pelo AMFT para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Phil Hogan destaca nesta cadeia o papel dos agricultores, pois sem eles não haveria alimentos para transformar, vender ou consumir. No entanto, considera que são frequentemente o elo mais fraco.

A Comissão Europeia está interessada em recolher contribuições para avaliar a necessidade e a conveniência de eventuais medidas a tomar a nível da UE para tratar e regulamentar as práticas comerciais desleais no domínio agro-alimentar.

Comente este artigo

O artigo UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Firme phytosanitaire Phyteurop passe sous contrôle de Sofagri, holding de coopératives françaises
Próximo [Vient de paraître] Terre-net Magazine Les pneumatiques qui vous emmèneront loin

Artigos relacionados

Últimas

BE anuncia acordo com Governo para conter eucalipto e arrendar compulsivamente terras abandonadas

[Fonte: Jornal De Negócios]

O deputado do BE Pedro Soares anunciou esta quinta-feira, 29 de Junho, que os bloquistas chegaram a acordo com o Governo em matérias da reforma florestal, que passam pela revogação da “lei de liberalização do eucalipto” e pelo “arrendamento compulsivo de terras abandonadas”. […]

Nacional

Auto Henrique Braz & Filhos apresenta a sua nova marca Logset na Expoflorestal

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Auto Henrique Braz & Filhos passou a ter a representação exclusiva da marca Logset em Portugal e vai apresentar a nova marca na Expoflorestal. O responsável da empresa, Sérgio Cruz, explica que aquela feira “é o melhor meio para apresentar novos produtos”. […]

Nacional

Governo Regional disponibiliza meio milhão de euros para projetos inovadores na agricultura

[Fonte: Açoriano Oriental]

João Ponte adiantou, citado por uma nota de imprensa do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), que as candidaturas serão feitas no âmbito da submedida 16.2, dedicada ao apoio a projetos piloto e ao desenvolvimento de novos produtos, […]