UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar

[Fonte: ffl revista]

Está on-line até 17 de Novembro um inquérito onde agricultores ou outras partes interessadas poderão dar a sua visão sobre a forma como funciona a cadeia de abastecimento alimentar.

A iniciativa partiu da Comissão Europeia, através do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em Janeiro de 2016 pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e quer assegurar uma maior justiça na repartição dos ganhos por parte de todos os elementos que integram a cadeia de abastecimento alimentar.

Os mais prejudicados serão os operadores mais pequenos, como os agricultores e pequenas empresas, devido às diferenças no poder de negociação face a grupos mais fortes.

Aliás, este inquérito surge no leque de medidas recomendadas pelo AMFT para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Phil Hogan destaca nesta cadeia o papel dos agricultores, pois sem eles não haveria alimentos para transformar, vender ou consumir. No entanto, considera que são frequentemente o elo mais fraco.

A Comissão Europeia está interessada em recolher contribuições para avaliar a necessidade e a conveniência de eventuais medidas a tomar a nível da UE para tratar e regulamentar as práticas comerciais desleais no domínio agro-alimentar.

Comente este artigo

O artigo UE empenhada em fortalecer agricultores na cadeia de abastecimento alimentar foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Firme phytosanitaire Phyteurop passe sous contrôle de Sofagri, holding de coopératives françaises
Próximo [Vient de paraître] Terre-net Magazine Les pneumatiques qui vous emmèneront loin

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: Governo espera resposta de Bruxelas “em Agosto ou Setembro”

[Fonte: Público Teste]

Perspectiva é dada pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques

O Governo espera uma resposta de Bruxelas “em Agosto ou Setembro” sobre a candidatura submetida na segunda-feira para apoios para as regiões do Centro afectadas pelos incêndios de Junho, […]

Últimas

Capacitar empresas para a internacionalização

[Fonte: Voz do Campo]
Com o objetivo de capacitar, sensibilizar e demonstrar às empresas e profissionais do setor agrícola e agroindustrial que para internacionalizar, além do conhecimento do mercado, é necessário um planeamento adequado, uma gestão eficaz do tempo e uma real noção da importância da delegação de competências, […]

Últimas

Incêndios: Proteção Civil alerta para perigo de fogos florestais nos próximos dias

[Fonte: Correio da Manhã]

Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para o perigo de incêndio florestal nos próximos dias, com a subida gradual da temperatura máxima até segunda-feira e redução da humidade relativa do ar, sem retorno significativo durante a noite. […]