Trioza erytreae: DGAV actualiza zona demarcada do insecto vector da psila dos citrinos

[Fonte: Agricultura e Mar]

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de actualizar o mapa bem como a lista de Freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza erytreae, o insecto vector da psila dos citrinos.

A Trioza erytreae, ou psila africana dos citrinos, é um insecto considerado de quarentena para os citrinos e outros hospedeiros, provocando estragos muito graves. A sua presença no espaço da União Europeia era até agora conhecida apenas na Ilha da Madeira e Canárias.

Este insecto, para além de provocar estragos directos, pode veicular uma doença muito grave dos citrinos denominada Huanglongbing (ou Citrus greening) causada por uma bactéria muito destrutiva Candidatus Liberibacter africanus.

No Grande Porto desde 2015

Em Dezembro de 2014, Espanha notificou a primeira detecção desta praga no seu território continental, na zona da Galiza, ocorrendo vários focos na zona de Pontevedra. Na sequência da notificação daqueles focos e dada a sua proximidade com o Norte de Portugal, foi levada a cabo uma vigilância suplementar particularmente dirigida àquela região, tendo sido detectada a presença deste insecto em citrinos isolados em jardins particulares na área do Grande Porto em Janeiro de 2015.

Mais Informação sobre Trioza erytreae aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Trioza erytreae: DGAV actualiza zona demarcada do insecto vector da psila dos citrinos foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Tecnologia portuguesa quer prever pragas e doenças na vinha
Próximo Cotações – Azeite – Informação Semanal – 8 a 14 Abril 2019

Artigos relacionados

Últimas

Álvaro Beijinha exige do Governo medidas para minimizar impacto da Seca nos Agricultores

[Fonte: Rádio M24] O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém exigiu do Governo a adoção de medidas que permitam minimizar o impacto da seca nos agricultores do concelho de Santiago do Cacém e da região do litoral alentejano.

O autarca falava durante a inauguração da 32.ª edição da
Santiagro, […]

Notícias cadeia alimentar

Inovcluster promove produtos agroalimentares portugueses na Dinamarca junto dos principais retalhistas do mercado

A InovCluster, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, organizou uma ação de promoção na Dinamarca que decorreu entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. Esta ação possibilitou aferir a aceitação do público dinamarquês relativa aos produtos agroalimentares portugueses, bem como apresentar a oferta nacional junto de dois dos principais retalhistas do mercado. […]

Nacional

Limpeza de terrenos florestais tem de estar concluída até 31 de março

[Fonte: RR Renascença] A limpeza tem de ser feita numa faixa entre 10 e 50 metros, estendendo-se aos 100 perto de habitações e zonas industriais. Numa segunda fase, avança a fiscalização da limpeza nas redes viária, ferroviária e linhas de energia elétrica.

O Governo dá até 31 de março para que os proprietários procedam à limpeza dos terrenos florestais. […]