Total vai investir 100 milhões de dólares por ano em projetos de reflorestação

Total vai investir 100 milhões de dólares por ano em projetos de reflorestação

[Fonte: O Jornal Económico]

A energética francesa Total vai investir largas dezenas de milhões de euros em projetos ambientais. Segundo a AFP (Agence France Press), o CEO da empresa, Patrick Pouyanne anunciou um investimento de 100 milhões de euros (cerca de 89 milhões de euros à taxa de câmbio atual) por ano num projeto de preservação florestal e reflorestação.

Durante um conferência em Aix-en-Provence, no sul de França, o CEO da Total revelou que a empresa quer “criar um departamento para investir em projetos que preservem as florestas”.

Patrick Poyanne disse que “isto não é filantropia”. Corresponde antes a uma estratégia de “investimento no médio e longo prazos”. “É um projeto para as florestas e tem de ser temporalmente prolongado para ser positivo para o planeta”, reforçou.

Além disso, o CEO da energética francesa explicou que investir na reflorestação consiste na forma mais eficaz de descarbonizar a atmosfera.

“A forma mais eficaz atualmente para eliminar o carbono, por menos de dez dólares (cerca de nove euros) por tonelada, é a reflorestação”, disse.

Um estudo publicado esta quinta-feira na revista “Science” e realizado pela ETH Zurique, uma universidade suíça, revelou que uma campanha de reflorestação em larga escala poderia ajudar no combate às alterações climáticas, uma vez que poderia capturar dois-terços das emissões de dióxido de carbono e reduzir os níveis de CO2 na atmosfera para os valores mais baixos em cem anos.

O estudo concluiu que o planeta Terra consegue suportar 900 milhões de hectares com árvores que conseguiriam sequestrar 205 mil milhões de toneladas de carbono.

O artigo foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Comente este artigo
Anterior Deputados franceses dizem que acordo UE-Mercosul é “erro económico e horror ecológico”
Próximo Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas

Artigos relacionados

Dossiers

La almendra ecológica, en su precio más alto de los últimos tres años


Los precios en almendra han ganado estabilidad y aunque han continuado la tendencia alcista de los últimas semanas, los aumentos han sido más moderados y selectivos. […]

Nacional

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima recebe Jornadas de Cunicultura

As X Jornadas de Cunicultura da ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e as II Jornadas de Cunicultura da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima realizam-se 23 e 24 de Outubro de 2018. […]

Últimas

Trovoadas e granizo provocam “danos avultados” no concelho de Mogadouro

Segundo José Carrasco, comandante dos bombeiros de Mogadouro, os operacionais foram “solicitados para várias ocorrências em vários pontos do concelho”, acrescentando que os maiores prejuízos relatados foram ao nível das culturas agrícolas. […]