Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone

Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone

[Fonte: Gazeta Rural]

Torres Vedras participou na nona edição da Semana da Reflorestação Nacional, que decorreu entre 15 e 30 de novembro. A cedência de plantas, a reflorestação de propriedades municipais e a plantação de espécies dunares autóctones foram algumas das iniciativas que deram forma a duas semanas de atividades, em que participaram cerca de 1000 cidadãos e entidades do Concelho.

Os Viveiros Municipais, em Fonte Grada, distribuíram 5361 árvores florestais à população, associações, escolas e juntas de freguesia. As plantas correspondem a 11 espécies autóctones distintas, cedidas a 288 munícipes e 12 entidades. Alunos do 1º ciclo de várias escolas do concelho também participaram em visitas lúdico-pedagógicas aos Viveiros Municipais, que contaram ainda com um dia de “portas abertas” ao público. A população foi convidada a integrar visitas guiadas e a participar em oficinas temáticas e num workshop sobre a regeneração de áreas de floresta nativa, que se realizaram no dia 24 de novembro.

Já as ações de reflorestação decorreram em propriedades municipais junto à Escola Básica de São Gonçalo, assim como junto à Variante Poente, ao acesso à localidade de Serra da Vila e na Serra do Socorro. No total, foram plantadas 661 árvores em quatro hectares, em ações que contaram com a participação de alunos, professores e várias organizações do Concelho.

Uma ação de manutenção silvícola no Ecoparque da Serra da Archeira – onde se aplicaram técnicas de silvicultura e plantação –, a instalação de um bosquete na Escola Padre Francisco Soares e a remoção de plantas invasoras e plantação de espécies dunares junto à Praia Azul foram outras das atividades que deram forma à Semana da Reflorestação Nacional.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para a importância da floresta autóctone. Recorde-se que a floresta autóctone é composta por árvores originárias do próprio território.

Comente este artigo

O artigo Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Linde lança novos porta-paletes e stackers de dupla palete
Próximo Empresários de seis países da América Latina querem investir no agronegócio em Angola

Artigos relacionados

Nacional

Governo reforça Fundo Florestal Permanente com três milhões de euros

O montante a disponibilizar pelo Governo será usado para reforçar a contrapartida nacional destinada a financiar projetos de investimento florestal apoiados a nível europeu.

O Governo vai disponibilizar até três milhões de euros, a serem concedidos pelo Fundo Florestal Permanente, para reforçar a contrapartida nacional destinada a financiar projetos de investimento florestal apoiados a nível europeu. […]

Nacional

PME e midcaps têm mais 200 milhões para financiar investimentos e fundo de maneio

As PME vão poder receber até 12,5 milhões de euros por projeto de investimento no âmbito da nova linha de crédito que foi assinada esta manhã entre a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Banco Europeu de Investimento (BEI). Está assim, finalmente, concretizado o primeiro contrato de financiamento que já […]

Últimas

Cientista de Coimbra recebe prémio internacional por investigação dos incêndios


Coimbra, 03 fev (Lusa) — O cientista da Universidade de Coimbra (UC) Domingos Xavier Viegas foi distinguido em Barcelona, Espanha, por mais de 30 anos de investigação na área dos incêndios florestais, foi hoje anunciado.
Xavier Viegas lidera a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), […]