Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente

Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente

[Fonte: Voz do Campo]

A campanha significa uma previsão de aquisição de cerca de 10 000 toneladas de laranja do Algarve. O carimbo IGP garante que este citrino é produzido em pomares certificados e que possui características únicas respeitantes à sua região de origem.

A rede de hipermercados Continente, informa em comunicado que um dos produtos mais característicos do sul do país está em destaque em todas as suas 274 lojas. “Até junho, no Continente só encontra laranjas do Algarve com carimbo IGP – Indicação Geográfica Protegida, designação regulamentada pela União Europeia. Esta parceria com produtores nacionais significa uma previsão de aquisição de cerca de 10 000 toneladas de laranja do Algarve”.

Recorde-se que a classificação IGP identifica produtos originários de determinada região, garantindo que apenas são comercializados artigos que tenham sido obtidos de forma tradicional e que possuam características e reputação ligadas ao território. No caso das laranjas do Algarve, a classificação é atribuída a todos os citrinos provenientes de pomares certificados, com um caderno de encargos exigente que vincula os produtores a diversas medidas para garantir a qualidade do produto, nomeadamente que o fruto seja colhido à mão e no ponto ótimo de maturação, ou seja, com a relação de açúcares/ácidos adequada para o consumidor. O carimbo IGP garante, desta forma, um citrino com casca fina, intensamente colorida e brilhante, com elevado teor de sumo, único da região mais a sul de Portugal.

Adianta ainda o comunicado que “todas as laranjas à venda nas lojas Continente são produzidas, assim, em 2000 hectares de pomares certificados, distribuídos entre Tavira e Silves e pertencentes a cerca de 100 produtores que compõem as quatro Organizações de Produtores parceiras do Continente”.

Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente sublinha que “No Clube de Produtores Continente valorizamos a autenticidade dos produtos. Através de cadeias curtas de abastecimento asseguramos a sustentabilidade ambiental e económica do país, das regiões e da agricultura nacional. Ao disponibilizarmos apenas laranjas produzidas no Algarve, estamos a fechar mais um elo da cadeia de união entre o Continente e a produção nacional”.

Continente vai comprar 10 mil toneladas de laranja do Algarve

Comente este artigo

O artigo Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Fábrica de Tabaco Estrela celebra aniversário
Próximo "Brexit, o caos e as consequências no Agroalimentar" - Gonçalo Almeida Simões

Artigos relacionados

Últimas

The Navigator Company rejeita existência de dívidas da Portucel Moçambique

[Fonte: Dinheiro Vivo – empresas]
A Navigator negou hoje que a Portucel tenha dívidas para com empresas de capitais sul-africanos zimbabueanos, ou outras, após as acusações de um consórcio que se diz credor, e admitiu recorrer a tribunal para defender o seu bom nome. […]

Nacional

Agricultores afectados pela seca podem reportar situação até 15 de Maio

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro divulgou um aviso face às actuais condições climatéricas verificadas em Portugal Continental e à provável evolução para uma situação de seca agrometeorológica e hidrológica.
Este organismo entende que importa acompanhar, […]

Nacional

Comissão Vitivinícola Regional do Tejo tem uma nova morada

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo passa a morar na Rua de Coruche, n.º 85, em Almeirim. A inauguração oficial das instalações tem lugar na quinta-feira, dia 11 de outubro, às 17h30.
Entre outras individualidades, onde se destacam os representantes dos vários agentes económicos (produtores), o acto solene vai contar com a presença de Luís Medeiros Vieira (Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação), […]