Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente

Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente

[Fonte: Voz do Campo]

A campanha significa uma previsão de aquisição de cerca de 10 000 toneladas de laranja do Algarve. O carimbo IGP garante que este citrino é produzido em pomares certificados e que possui características únicas respeitantes à sua região de origem.

A rede de hipermercados Continente, informa em comunicado que um dos produtos mais característicos do sul do país está em destaque em todas as suas 274 lojas. “Até junho, no Continente só encontra laranjas do Algarve com carimbo IGP – Indicação Geográfica Protegida, designação regulamentada pela União Europeia. Esta parceria com produtores nacionais significa uma previsão de aquisição de cerca de 10 000 toneladas de laranja do Algarve”.

Recorde-se que a classificação IGP identifica produtos originários de determinada região, garantindo que apenas são comercializados artigos que tenham sido obtidos de forma tradicional e que possuam características e reputação ligadas ao território. No caso das laranjas do Algarve, a classificação é atribuída a todos os citrinos provenientes de pomares certificados, com um caderno de encargos exigente que vincula os produtores a diversas medidas para garantir a qualidade do produto, nomeadamente que o fruto seja colhido à mão e no ponto ótimo de maturação, ou seja, com a relação de açúcares/ácidos adequada para o consumidor. O carimbo IGP garante, desta forma, um citrino com casca fina, intensamente colorida e brilhante, com elevado teor de sumo, único da região mais a sul de Portugal.

Adianta ainda o comunicado que “todas as laranjas à venda nas lojas Continente são produzidas, assim, em 2000 hectares de pomares certificados, distribuídos entre Tavira e Silves e pertencentes a cerca de 100 produtores que compõem as quatro Organizações de Produtores parceiras do Continente”.

Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente sublinha que “No Clube de Produtores Continente valorizamos a autenticidade dos produtos. Através de cadeias curtas de abastecimento asseguramos a sustentabilidade ambiental e económica do país, das regiões e da agricultura nacional. Ao disponibilizarmos apenas laranjas produzidas no Algarve, estamos a fechar mais um elo da cadeia de união entre o Continente e a produção nacional”.

Continente vai comprar 10 mil toneladas de laranja do Algarve

Comente este artigo

O artigo Toneladas de laranja do Algarve para a rede Continente foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Fábrica de Tabaco Estrela celebra aniversário
Próximo "Brexit, o caos e as consequências no Agroalimentar" - Gonçalo Almeida Simões

Artigos relacionados

Nacional

Agrofood Portuguese Cluster: uma novidade e uma incógnita -Editorial Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Revelamos hoje, aqui, em primeira mão que o pólo de competitividade Portugal Foods, os clusters InovCluster e AgroCluster e a associação Portugal Fresh avançaram com um projeto comum junto do IAPMEI para a constituição de um novo projeto de reorganização associativa das empresas do setor agroindustrial português. […]

Notícias florestas

Los pirómanos no son la causa de los grandes incendios forestales

[Fonte: The Conversation] Los incendiarios no son la causa de los grandes incendios forestales. Tampoco lo son las colillas, los tendidos eléctricos, los estercoleros ni las negligencias agrícolas. Ni tan siquiera un pirómano tiene la capacidad de provocar un incendio. Estos factores solo crean la ignición. […]

Nacional

Produtores do Oeste estimam colheita de 200 mil toneladas de pera rocha

[Fonte: Observador]

A campanha da pera rocha arrancou esta segunda-feira com os produtores do Oeste a estimarem uma colheita de 200 mil toneladas do fruto cujo mercado se alargará no próximo ano à China.
A produção, em 2019, “deverá andar em valores muito idênticos aos do ano passado”, […]