Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez

Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez

[Fonte: Anipla - fitotema]

Pela primeira vez na história, a terra cultivada está a diminuir e a natureza está a ocupar o lugar de terrenos, antes ocupados pela atividade agrícola. Joseph Poore, investigador da Universidade de Oxford, publicou recentemente um artigo na revista “New Scientist” onde alertava para este problema e, em declarações ao jornal Expresso, indicou que, desde 2000, a área agrícola reduziu 2.000.000 de quilómetros quadrados.

Joseph Poore analisou dados da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, e concluiu que “de dois em dois anos uma área igual ao Reino Unido é abandonada”, ou seja, 242.495 quilómetros quadrados. Pelas contas do semanário, este número equivale a 2,6 vezes a área de Portugal.
Entre 1999 e 2000, o nosso país perdeu 5% da área agrícola (dados do último recenseamento) e o investigador dá como exemplo o abandono gradual da cultura de montanha no Vale do Coa, região do Douro.

Em termos globais, uma das causas para o abandono das terras é a preferência dos consumidores por roupa de algodão ou fibra sintética em detrimento da lã, cujos preços caíram vertiginosamente no mercado mundial, levando ao abandono da atividade de pastorícia.

A diminuição da área agrícola, aliada ao aumento previsível da população mundial, acentua os desafios atuais da agricultura mundial, que terá de produzir de forma cada vez mais eficaz, em menos terreno. A protecção dos solos e do meio ambiente está intimamente ligada à utilização da tecnologia e da ciência, presente em produtos de protecção das plantas como os fitofármacos. Desta forma é possível garantir a proteção das plantas e prevenido perdas. A evolução tecnológica também será essencial para aumentar a eficácia da produção e o uso sustentável dos recursos naturais.

Comente este artigo

O artigo Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

 

Saiba mais sobre a campanha →considere os factos←

Anterior Todo sobre la prohibición del uso de fitosanitarios en las SIE
Próximo Guerra de las aceitunas en EEUU: Tejerina advierte”lo que está en juego es la propia esencia de la PAC”

Artigos relacionados

Nacional

As chamas chegaram e “não houve tempo para nada”

[Fonte: Público]

A casa de Inocência Rodrigues é das primeiras da aldeia de São Joaninho, quem vem por Santa Comba Dão. As chamas chegaram ali por volta das 23h de domingo. Depois “foi toda a noite”, conta a vizinha Natália Varela. […]

Últimas

Tudo para perceber a reforma florestal que quer acabar com os fogos

[Fonte: Gazeta Rural]

Da criação de um banco nacional de terras à limitação da expansão do eucalipto, passando pelo cadastro florestal, são muitas as propostas que vão a votos no Parlamento para resolver o problema dos incêndios. Será desta? […]

Sugeridas

Novas normas para a agricultura biológica: Declaração do comissário Phil Hogan

O acordo sobre as novas normas para a agricultura biológica, homologado hoje pelos representantes do Conselho, simplificará e harmonizará muitas normas sobre a produção de alimentos biológicos, tanto na União Europeia como em países terceiros.
Congratulando-se com este importante passo no sentido da adoção definitiva do novo regulamento, […]