Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez

Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez

[Fonte: Anipla - fitotema]

Pela primeira vez na história, a terra cultivada está a diminuir e a natureza está a ocupar o lugar de terrenos, antes ocupados pela atividade agrícola. Joseph Poore, investigador da Universidade de Oxford, publicou recentemente um artigo na revista “New Scientist” onde alertava para este problema e, em declarações ao jornal Expresso, indicou que, desde 2000, a área agrícola reduziu 2.000.000 de quilómetros quadrados.

Joseph Poore analisou dados da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, e concluiu que “de dois em dois anos uma área igual ao Reino Unido é abandonada”, ou seja, 242.495 quilómetros quadrados. Pelas contas do semanário, este número equivale a 2,6 vezes a área de Portugal.
Entre 1999 e 2000, o nosso país perdeu 5% da área agrícola (dados do último recenseamento) e o investigador dá como exemplo o abandono gradual da cultura de montanha no Vale do Coa, região do Douro.

Em termos globais, uma das causas para o abandono das terras é a preferência dos consumidores por roupa de algodão ou fibra sintética em detrimento da lã, cujos preços caíram vertiginosamente no mercado mundial, levando ao abandono da atividade de pastorícia.

A diminuição da área agrícola, aliada ao aumento previsível da população mundial, acentua os desafios atuais da agricultura mundial, que terá de produzir de forma cada vez mais eficaz, em menos terreno. A protecção dos solos e do meio ambiente está intimamente ligada à utilização da tecnologia e da ciência, presente em produtos de protecção das plantas como os fitofármacos. Desta forma é possível garantir a proteção das plantas e prevenido perdas. A evolução tecnológica também será essencial para aumentar a eficácia da produção e o uso sustentável dos recursos naturais.

Comente este artigo

O artigo Terra cultivada está a diminuir pela primeira vez foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

 

Saiba mais sobre a campanha →considere os factos←

Anterior Todo sobre la prohibición del uso de fitosanitarios en las SIE
Próximo Guerra de las aceitunas en EEUU: Tejerina advierte”lo que está en juego es la propia esencia de la PAC”

Artigos relacionados

Nacional

Kaeser aposta em compressores isentos de óleo para ganhar quota no Centro e Sul

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Kaeser Compressores está determinada a conquistar quota de mercado nas regiões do Centro e do Sul do País, onde, com maior enfoque nas indústrias das áreas alimentar, farmacêutica e electrónica, vai reforçar a aposta no segmento dos compressores isentos de óleo. […]

Nacional

Balanço da consulta à reforma da PAC transmitido online a 7 de Julho

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Comissário da Agricultura, Phil Hogan, lançou, em 2 de Fevereiro de 2017, uma importante consulta sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC). Os resultados da consulta serão apresentados a 7 de Julho num evento público organizado pela Comissão Europeia em Bruxelas, […]

Sugeridas

ADP Fertilizantes participa na 40º Feira Internacional de Máquinas Agrícolas em Zaragoza

A ADP Fertilizantes, líder de produção e comercialização no Mercado de Fertilizantes, estará presente na 40º Feira Internacional de Máquinas Agrícolas (FIMA), em Zaragoza, de 20 a 24 de fevereiro. Este evento é um ponto de encontro entre os profissionais do setor que procuram as melhores soluções para rentabilizar as suas explorações e as mais recentes inovações tecnológicas. […]